Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/866651
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FARIA, V. P. de
SOUZA, L. M. de
SILVA, I. C. da
SOARES, V. E.
BELO, M. A. A.
TORRENTE, A. C. G.
SILVA, J. da
MAZZONETTO, F.
CHAGAS, A. C. de S.
Additional Information: VANESSA PAVESI DE FARIA, UNICASTELO/DESCALVADO, SP; LUCIANO MELO DE SOUZA, UNICASTELO/DESCALVADO, SP; IVES CHARLIE DA SILVA, UNICASTELO/DESCALVADO; VANDO EDESIO SOARES, UNICASTELO/DESCALVADO; MARCO ANTONIO ANDRADE BELO, CPPAR-UNESP/JABOTICABAL; ANA CAROLINA GALASSI TORRENTE, CPPAR-UNESP/JABOTICABAL; JACQUELINE DA SILVA, CPPAR-UNESP/JABOTICABAL; FÁBIO MAZZONETTO, CPPAR-UNESP/JABOTICABAL; ANA CAROLINA DE SOUZA CHAGAS, CPPSE.
Title: Avaliação ?in vitro? do efeito larvicida do extrato aquoso de Erva de Santa Maria (Chenopodium ambrosioides), sobre Rhipicephalus (Boophilus) microplus
Publisher: Revista Saúde, n. 4, (Esp. 1), p. 127, 2010
Language: pt_BR
Keywords: (Boophilus) microplus
Avaliação.
Description: Rhipicephalus (Boophilus) microplus, conhecido como o carrapato dos bovinos, é um parasita de grande importância econômica na bovinocultura mundial, apresentando grande capacidade reprodutiva mesmo diante de condições climáticas adversas. Cada fêmea coloca em média 2.000 ovos e após a eclosão das larvas e o alcance do hospedeiro, inicia-se a fase parasitaria favorecida pela falta de informação e administração de antiparasitários muitas vezes de forma errônea. A utilização excessiva destes produtos favorece a seleção de populações resistentes destes parasitos, fato este que aumenta a freqüência de tratamentos e as incorreções na posologia, elevando a toxicidade destes produtos, deixando resíduos na carne, leite e no meio ambiente. Atualmente, vários extratos vegetais estão sendo pesquisados como alternativa para o controle do carrapato dos bovinos, considerando-se que estas substâncias podem apresentar menor toxicidade para os animais e seres humanos, menor potencial contaminante para os diferentes ecossistemas, causam menor pressão para a resistência e podem ser mais baratos do que os produtos convencionais. Desta forma este experimento avaliou o efeito do extrato aquoso de Chenopodium ambrosioides (Erva de Santa Maria) sobre as larvas do carrapato dos bovinos, extrato este amplamente testado no setor agrícola para o controle de insetos pragas. O extrato foi obtido no Laboratório de Fitotecnia da UNICASTELO pelo método de extração por arraste a vapor utilizando-se folhas trituradas da planta em solução aquosa. Para os bioensaios, utilizou-se a técnica do papel de filtro impregnado (larval packet test), nas seguintes concentrações do extrato: 0% (testemunha com aplicação de água destilada); 2%; 4%; 8%; 16%; 32% e 64%. Foram coletadas amostras de fêmeas ingurgitadas de bovinos naturalmente infestados de fazendas da região de Ibaté/SP. As mesmas foram acondicionadas em placas de Petri para obtenção dos ovos e larvas. Foram separados grupos de 100 larvas em 3 repetições para cada tratamento. A avaliação da porcentagem de mortalidade foi realizada 24 horas após o tratamento, com contagem das larvas vivas e mortas. Os melhores resultados de mortalidade larval observados foram nas maiores concentrações, ou seja, 16, 32 e 64%, com mortalidades de 23, 40 e 60%, respectivamente. Tais resultados mostram o efeito dose-resposta do extrato aquoso da Erva de Santa Maria sobre larvas do R. (Boophilus) microplus. Em ensaios futuros os princípios ativos presentes no extrato aquoso poderão ser investigados, pois, isoladamente, talvez apresentem eficácia mais elevada.
Thesagro: Carrapato
Erva de Santa Maria.
Data Created: 2010-11-10
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCI2010.00198.pdf558,99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace