Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/867798
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Informática Agropecuária - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 23-Nov-2010
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: CARAMORI, P. H.
ESQUERDO, J. C. D. M.
ZULLO JÚNIOR, J.
PINTO, H. S.
ASSAD, E. D.
Informaçães Adicionais: PAULO HENRIQUE CARAMORI, IAPAR, CEPAGRI/UNICAMP; JÚLIO CÉSAR D. M. ESQUERDO, CEPAGRI/UNICAMP; JURANDIR ZULLO JÚNIOR, CEPAGRI/UNICAMP; HILTON SILVEIRA PINTO, CEPAGRI/UNICAMP; EDUARDO DELGADO ASSAD, CNPTIA.
Título: Análise da ocorrência de geadas no Estado do Paraná com base na temperatura de superfície obtida dos dados AVHRR/NOAA.
Edição: 2007
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 13., 2007, Florianópolis. Anais... Florianópolis: INPE; SELPER, 2007.
Páginas: p. 5623-5629.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Temperatura de superfície
Split-window
Processamento de imagens
Imagens AVHRR/NOAA
Image processing.
Conteúdo: A ocorrência de geadas no Paraná tem sido um dos principais fatores causadores de perdas de safras de culturas anuais e perenes. Uma das culturas mais atingidas por esse fenômeno é a do café, localizado na região Norte do estado, em região de transição sujeita à ocorrência periódica de geadas (Caramori et al., 2001). O trigo também é suscetível às geadas nas fases de espigamento e enchimento dos grãos, quando mesmo geadas moderadas podem causar prejuízos severos. Neste caso a estratégia adotada é fugir das épocas de maior risco através do planejamento da época de semeadura (Gonçalves et al., 1998), mas a ocorrência de geadas precoces ou tardias ocasionalmente afeta a cultura, causando grandes prejuízos. Os estudos de risco de ocorrência de geadas, baseados em séries históricas de temperaturas mínimas do ar obtidas em estações meteorológicas, representam dados pontuais que necessitam serem interpolados para se obter a representação espacial da região de interesse. Por meio de imagens de satélite, pode-se obter o valor de pixel e desta forma contar com maior nível de detalhe, possibilitando identificar variações regionais que não são identificadas com dados das estações. Neste trabalho são apresentados resultados que fazem parte de um projeto que visa determinar as variações regionais dos riscos de geada, com base na temperatura de superfície obtida do sensor AVHRR a bordo dos satélites NOAA.
Thesagro: Sensoriamento Remoto.
NAL Thesaurus: Remote sensing.
Ano de Publicação: 2007
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
562356293.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace