Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/867982
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 25-Nov-2010
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: MORORÓ, A. M.
CHAPAVAL, L.
VASCONCELOS, A. M. de
MAGALHÃES, D. C. T.
AGUIAR, V. M. P.
SOUSA, A. P. B. de
Informaçães Adicionais: Alan Martins Mororó, Pós-graduando Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, CE.; LEA CHAPAVAL, CNPC; Ângela Maria de Vasconcelos, UVA, Sobral, CE.; Daniele Cristina Timbó Magalhães, Pós-graduanda UVA, Sobral, CE.; Valdanya Mara Pereira Aguiar, Pós-graduanda UVA, Sobral, CE.; Ana Paula Brandão de Sousa, Pós-graduanda INTA, Sobral, CE.
Título: Manejo sanitário da ordenha e qualidade do leite caprino: estudo de caso de unidades produtores no município de Monteiro-PB.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 6.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 7.; FÓRUM DE COORDENADORES DE PÓS GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL DO NORDESTE, 1.; FÓRUM DE AGROECOLOGIA RO RIO GRANDE DO NORTE, 1., 2010, Mossoró. Anais... Mossoró: Sociedade Nordestina de Producao Animal; UFERSA, 2010. 4 f. 1 CD-ROM.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Manejo sanitário
Contagem de células somáticas
Conteúdo: Objetivou-se verificar o manejo sanitário da ordenha e o cuidado com a qualidade do leite caprino em Unidades Produtoras de leite (UPL) no município de Monteiro-PB. O estudo de casos abrangeu vinte e três unidades produtoras de leite caprino. Os dados de higiene do ambiente e do ordenhador, equipamentos, animais, uso de água corrente ou em balde, limpeza das tetas com água contendo sanitizante, uso do papel toalha, teste de CMT (Califórnia Mastite Teste) e caneca telada, pré e pós-dipping foram coletados através de entrevistas individuais com os produtores. Verificou-se que a higienização das instalações e equipamentos ocorreu em 60,9% dos casos e do total dos entrevistados, 17,4% não realizam nenhum tipo de higiene nos tetos dos animais. O uso de papel toalha para enxugar os tetos ocorreu em 8,7% das propriedades, 65,2% usam panos comuns para todos os animais e 26,1% não enxugam. Em 21,7% das propriedades foi verificado o uso do exame de CMT (Califórnia Mastite Teste) e em 34,8 era realizado o teste da caneca telada. O pré - dipping não foi constatado em nenhuma das propriedades e o pós-dipping ocorreu em apenas 8,7% dos casos. Conclui-se que nas propriedades estudadas a falta de controle sanitário efetivo e a presença de mão de obra não especializada contribuem para que ainda as medidas básicas de higiene na ordenha, seja realizada de forma inade
Thesagro: Caprino
Leite de cabra
Qualidade
Ordenha
Sanidade animal
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AACManejosanitariodaordenhaequalidadedoleitecaprino.pdf49,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace