Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/868017
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: FARIA JÚNIOR, W. G.
GONÇALVES, L. C.
MAURICIO, R. M.
RODRIGUES, J. A. S.
COLODO, J. C. N.
FARIA, W. G.
SOUZA, L. F.
Additional Information: UFMG; UFMG; Universidade Federal de São João Del Rei; JOSE AVELINO SANTOS RODRIGUES, CNPMS; UFMG; UFMG; UFMG.
Title: Avaliação das silagens do sorgo BRS-610 em sete estádios de maturação pela técnica in vitro semiautomática de produção de gases.
Publisher: Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, Belo Horizonte, v. 62, n. 4, p. 898-905, 2010.
Language: pt_BR
Keywords: Produção de gases.
Description: Avaliou-se a qualidade da silagem do sorgo BRS-610 produzida em sete estádios de maturação dos grãos, pela técnica in vitro semi automática de produção de gases. O delineamento foi inteiramente ao acaso, com quatro repetições por tratamento, e as médias foram comparadas pelo teste Scott-knott. Os parâmetros potencial máximo de produção de gases, tempo de colonização, taxa de produção de gases e degradabilidade efetiva da matéria seca para as taxas de passagem de 2, 5 e 8%/h foram obtidos pelo modelo de France et al. O potencial máximo de produção de gases não diferiu entre as silagens e indicou média de 170,5mLmg de matéria seca. Entre leitoso/pastoso e pastoso houve menor tempo de colonização. As maiores taxas de fermentação foram observadas nas silagens produzida entre os estádios pastoso/farináceo a seco. As degradabilidades efetivas foram semelhantes entres as silagens, com média de 46,2%. O sorgo BRS-610 produziu silagem de qualidade satisfatória, com destaque para a silagem produzida com a planta no estádio pastoso/farináceo, por associar melhor taxa de fermentação e menor tempo de colonização.
Thesagro: Silagem
Sorgo
Valor Nutritivo.
Data Created: 2010-11-25
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliacaosilagens.pdf248,54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace