Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/868098
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 26-Nov-2010
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: BENVENUTI, C. L.
NAVARRO, A. M. do C.
NEVES, M. R. M. das
VIEIRA, L. da S.
ZAROS, L. G.
Informaçães Adicionais: LUIZ DA SILVA VIEIRA, CNPC.
Título: Controle de nematóides gastrintestinais pelo método Famacha em matrizes caprinas SRD nos períodos de gestação e lactação.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: In: AGRINORTE, 8.; ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 1., 2010, Sobral. Tecnologias territorias com foco na agricultura familiar: anais. Sobral: Secretaria de Agricultura e Pecuária, 2010. 3 f. 1 CD-ROM.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Famacha
Nematódeo gastrintestinal
Controle
Raça SRD
Mucosa ocular
Trichostrongylusl colabriformes.
Conteúdo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a infecção parasitária em matrizes caprinas SRD, utilizando-se o método Famacha. Utilizou-se aproximadamente 50 animais SRD, durante o período de gestação e lactação, mantidas em pasto nativo, formado por caatinga rebaixada e enriquecida com capim Tanzânia (Panicum maximum cv. Tanzânia). Os animais receberam água e suplementação mineral ad libitum. Durante o período chuvoso (janeiro a maio) a avaliação pelo Famacha foi realizada quinzenalmente e no período seco (junho a dezembro) mensalmente. A avaliação da conjunctiva ocular dos animais através do Famacha, usou como parâmetro os diferentes graus da conjuntiva que apresenta variações na coloração de vermelho rosado até o branco pálido numa escala que varia de 1 a 5, respectivamente. Os animais foram classificados em uma das 5 categorias de acordo com a coloração da mucosa ocular. Entretanto, apenas os animais das categorias 3, 4 e 5 receberam tratamento com Closantel a 10% (10mg/kg). Foi possível observar que durante o final do período de gestação e no decorrer da lactação, houve aumento do número de animais com grau 3, decorrente da queda de imunidade. A resistência aumenta na idade adulta, porém existem determinadas épocas e condições fisiológicas em que o animal encontra-se mais susceptível.
Thesagro: Caprino
Haemonchus contortus.
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AACControledenematoidesgastrintestinaispelometodofamachaemmatrizes.pdf267,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace