Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/869140
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Arroz e Feijão - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 8-Dez-2010
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: BERNARDES, T. G.
SILVEIRA, P. M. da
MESQUITA, M. A. M.
Informaçães Adicionais: TATIELY GOMES BERNARDES, UFG; PEDRO MARQUES DA SILVEIRA, CNPAF; MARCOS ANTÔNIO MACHADO MESQUITA, UFG.
Título: Regulador de crescimento e Trichoderma harzianum aplicados em sementes de feijoeiro cultivado em sucessão a culturas de cobertura.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 40, n. 4, p. 439-446, out./dez. 2010.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: Avaliou-se o efeito de regulador de crescimento e Trichoderma harzianum, aplicados em sementes de feijoeiro irrigado, em sucessão a diferentes culturas de cobertura. O delineamento experimental consistiu de parcelas subdivididas, em blocos casualizados, com quatro repetições. Nas parcelas, foram utilizadas culturas de cobertura, como as leguminosas guandu, estilosantes e crotalária, e as gramíneas milheto, capim mombaça, braquiária e braquiária consorciada com milho e sorgo. Nas subparcelas, os tratamentos foram: testemunha; 500 mL de regulador de crescimento, em 100 kg de sementes; 1.250 mL de fungicida biológico, em 100 kg de sementes; e 500 mL de regulador de crescimento mais 1.250 mL de fungicida biológico, em 100 kg de sementes. Aos 84 dias após o corte das culturas de cobertura, foi semeado o feijoeiro, cultivar BRS Valente. Foram avaliados a severidade de podridão radicular causada por Rhizoctonia solani e Fusarium solani f. sp. phaseoli, incidência por murcha-de-fusário, estande, rendimento de grãos, massa de 100 grãos, número de vagens por planta e número de grãos por vagem do feijoeiro. Os tratamentos com fungicida biológico e regulador de crescimento não apresentaram efeito significativo, em relação às variáveis analisadas. A palhada de sorgo favoreceu o aumento das podridões radiculares e da murcha-de-fusário no feijoeiro.
Thesagro: Feijão
Phaseolus vulgaris
Cerrado
Plantio direto
Hormônio vegetal
Controle biológico
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPAF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pat40439.pdf248,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace