Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/869339
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: REGO, S. S.
NOGUEIRA, A. C.
KUNIYOSHI, Y. S.
SANTOS, A. F. dos
Additional Information: SUELEN SANTOS REGO, Aluna pós graduação UFPR.; ANTONIO CARLOS NOGUEIRA, UFPR; YOSHIDO SAITO KUNIYOSHI, UFPR; ALVARO FIGUEREDO DOS SANTOS, CNPF.
Title: Caracterização morfológica do fruto, da semente e do desenvolmento da plântula de Blepharocalyx salicifolius (H. B. K.) Berg. e Myrceugenia gertii Landrum - Myrtaceae.
Publisher: Revista Brasileira de Sementes, v. 32, n. 3, p. 52-60, 2010.
Language: pt_BR
Description: O objetivo neste trabalho foi caracterizar morfologicamente os frutos, as sementes e o desenvolvimento da plântula de Blepharocalyx salicifolius e Myrceugenia gertii. Para descrever os frutos e sementes foram utilizadas 100 unidades e para a descrição do desenvolvimento da plântula foram colocadas para germinar 100 sementes em substrato papel toalha, à temperatura de 25 ºC e 50 sementes em substrato vermiculita. Os frutos de B. salicifolius e M. gertii são carnosos e indeiscentes do tipo bacóide. As sementes de B. salicifolius possuem forma de espiral, coloração castanha semitransparente, não possuem endosperma e o embrião é do tipo pimentóide. As sementes de M. gertii são ovaladas, de coloração castanha semitransparente, comprimidas lateralmente, o endosperma é mucilaginoso e o embrião é do tipo mircióide. A germinação de ambas é epígea fanerocotiledonar.
Thesagro: Morfologia Vegetal
Myrtaceae
Semente Florestal.
Data Created: 2010-12-10
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
v32n3a06.pdf1,64 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace