Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/870287
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 17-Dez-2010
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SANTOS, V. W. S. dos
ARAGÃO, M. A. do C.
AZEVEDO, D. A. A. de
ALVES, S. M.
ANDRIOLI, A.
PINHEIRO, R. R.
Informaçães Adicionais: Vanderlan Warlington Souza dos Santos, Graduando Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral/CE. Bolsista Embrapa; Maria Alzira do Carmo Aragão, UVA; Dalva Alana Aragão de Azevedo, Graduanda UVA. Bolsista CNPq.; Samilly Mesquita Alves, Graduanda UVA. Bolsista FUNCAP.; ALICE ANDRIOLI PINHEIRO, CNPC; RAYMUNDO RIZALDO PINHEIRO, CNPC.
Título: Produção de antígeno para o diagnóstico da Artrite-Encefalite Caprina com cepas virais nativas do Estado do Ceará: dados preliminares.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 6.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 7.; FÓRUM DE COORDENADORES DE PÓS GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL DO NORDESTE, 1.; FÓRUM DE AGROECOLOGIA RO RIO GRANDE DO NORTE, 1., 2010, Mossoró. Anais... Mossoró: Sociedade Nordestina de Producao Animal; UFERSA, 2010. 4 f. 1 CD-ROM.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Lentivírus
MIDGA
Técnica imunoenzimática
CAEV
Conteúdo: Objetivou-se com este estudo produzir antígeno para micro-técnica de imunodifusão em gel de agarose (MIDGA) com cepas virais isoladas no Estado do Ceará e compará-la com kit nacional produzido com cepa CAEV Cork. Na produção dos antígenos, utilizou-se um pool das cinco cepas virais do banco de germoplasma de Lentivírus da Embrapa Caprinos e Ovinos (antígeno CAEV Ceará) e a cepa CAEV cork (antígeno nacional). Para comparação entre os antígenos, realizou-se a MIDGA com 198 amostras de soros de caprinos, com mais de seis meses de idade, de nove rebanhos de algumas regiões do Estado do Ceará. Dos 198 soros analisados com o antígeno CAEV Ceará, 175 tiveram resultados negativos e 23 positivos; resultados semelhante aos encontrados com Ag CAEV Cork. Analisando os resultados, encontrou-se uma sensibilidade e uma especificidade, de 95,83% e 99,43%, respectivamente, e o índice Kappa de 0,95. Observou-se valores de 95,83% e 99,43% para valor preditivo positivo (VPP) e valor preditivo negativo (VPN) respectivamente, sendo a concordância de 99%. Os resultados dos estudos comparativos sugerem que o antígeno produzido a partir de amostras isoladas no Estado do Ceará apresenta resultados semelhantes ao antígeno produzido nacionalmente, podendo ser produzido comercialmente.
Thesagro: Caprino
Doença animal
Diagnóstico
Antígeno
Artrite-Encefalite Caprina
NAL Thesaurus: Goat
Lentivirus
MAGID
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AACProducaodeantigenoparaodiagnosticodaArtriteEncefaliteCaprinacomcepasviraisnativasdo.pdf45,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace