Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/870296
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 17-Dez-2010
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: LIMA, A. M. C.
FARIAS, D. A. de
LANTIAGO, L. B.
CAVALCANTE, A. C. R.
ALVES, F. S. F.
PINHEIRO, R. R.
Informaçães Adicionais: Ana Milena César Lima, Graduanda Universidade Estadual Vale do Acaraú (uva), Sobral, CE; Daniele Alves de Farias, Bolsista DTI do CNPq, Sobral, CE; Lauana Borges Santiago, CNPC; ANTONIO CEZAR ROCHA CAVALCANTE, CNPC; FRANCISCO SELMO FERNANDES ALVES, CNPC; RAYMUNDO RIZALDO PINHEIRO, CNPC.
Título: Caracterização dos produtores de caprinos e ovinos das Mesorregiões Metropolitana de Fortaleza e dos Sertões Cearenses.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 6.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 7.; FÓRUM DE COORDENADORES DE PÓS GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL DO NORDESTE, 1.; FÓRUM DE AGROECOLOGIA RO RIO GRANDE DO NORTE, 1., 2010, Mossoró. Anais... Mossoró: Sociedade Nordestina de Producao Animal; UFERSA, 2010. 5 f. 1 CD-ROM.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Brasil
Ceará
Perfil
Conteúdo: Objetivou-se neste estudo, caracterizar, com dados preliminares, os produtores de caprinos e ovinos nas Mesorregiões Metropolitana de Fortaleza e dos Sertões Cearenses. Para a coleta dos dados, foi realizada a aplicação de um questionário, abordando as questões sanitárias dos rebanhos em um total de 18 propriedades produtoras de caprinos e/ou ovinos, sendo nove em cada mesorregião. Foi utilizada uma amostragem não probabilística para selecionar as propriedades nas mesorregiões estudadas, já que não existe uma listagem representativa dos criadores de caprinos e ovinos no Estado. Todos os produtores entrevistados na Mesorregião Metropolitana de Fortaleza e Sertões Cearenses são do sexo masculino e apresentam a condição legal de proprietário. A maior parte dos produtores da Mesorregião dos Sertões Cearense reside na propriedade. Na Mesorregião Metropolitana de Fortaleza, apenas um proprietário reside na propriedade. Quanto à distribuição da faixa etária, prevaleceu a faixa etária acima dos 41 anos, em ambas as regiões. Um maior grau de escolaridade foi observado para a Mesorregião Metropolitana de Fortaleza, quando se compara com Sertão Central. Quanto à experiência na caprinoovinocultura, a maioria dos produtores dos Sertão Central apresentam experiência acima de 16 anos, enquanto que para a segunda mesorregião em estudo o período de experiência que prevaleceu foi apenas até 15 anos. O principal meio de aquisição das propriedades em ambas as regiões foi a através de compra à vista. Os resultados encontrados neste estudo permitiram obter um melhor entendimento do sistema produtivo nas mesorregiões estudadas no Estado do Ceará.
Thesagro: Caprinocultura
Ovinocultura
Pequeno produtor
Análise sócio econômica
Produtor rural
NAL Thesaurus: Sheep
Goat
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AACCaracterizacaodosprodutoresdecaprinoseovinosdasMesorregioesmetropolitana.pdf52,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace