Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/870316
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 17-Dez-2010
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: GOULARTE, S. R.
SOUZA, A. D. V. de
ÍTAVO, L. C. V.
REIS, F. A.
DIAS, A. M.
MATEUS, R. G.
Informaçães Adicionais: SANDRA REGINA GOURLATE, Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS.; NDERSON DIAS VIEIRA DE SOUZA, Pós-graduando UCDB, Campo Grande, MS.; LUIS CARLOS VINHAS ÍTAVO, Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS.; FERNANDO ALVARENGA REIS, CNPC; ALEXANDRE MENEZES DIAS, Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS.; ROGÉRIO GONÇALVES MATEUS, Pós-graduando UCDB, Campo Grande, MS.
Título: Parâmetros sanguíneos de cordeiros alimentados com dietas contendo diferentes níveis de farelo de crambe em substituição ao farelo de soja.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: In: ZOOTEC NA AMAZÔNIA LEGAL, 1.; CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 20., 2010, Palmas. Sustentabilidade e produção animal. Araguaiana: Universidade Federal de Tocantins: Associação Brasileira de Zootecnistas, 2010. 4 f. 1 CD-ROM.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: Objetivou-se avaliar alguns parâmetros sanguíneos em cordeiros alimentados com dieta contendo farelo de crambe em substituição ao farelo de soja. Foram utilizados 40 cordeiros, com peso médio de 23 kg, distribuídos em delineamento em blocos casualizados com quatro tratamentos e 10 repetições cada. O experimento teve duração de 44 dias, precedidos de 14 dias adaptação às dietas. Os tratamentos compreenderam níveis de farelo de crambe em substituição ao farelo de soja na dieta (0,0; 30; 60 e 90%). As dietas foram isoprotéicas e isoenergéticas com proporção volumoso:concentrado de 35:65. As amostras de sangue foram coletadas antes e logo após o período de confinamento para mensurações bioquímicas. Os parâmetros bioquímicos não apresentaram diferenças significativas em relação aos níveis de farelo de crambe, mas observou-se um aparente aumento da enzima ALP e diminuição da TGO, que indica alteração na função hepática. A substituição do farelo de soja pelo farelo de crambe na dieta de cordeiros, não altera os parâmetros bioquímicos do sangue.
Thesagro: Ovino
Cordeiro
Nutrição animal
Alimento para animal
Alimento alternativo
Crambe
Subproduto
Farelo
Soja
Crambe abyssinica
Sangue
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AACParametrossanguineosdecrodeirosalimentados.pdf134,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace