Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/871050
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 28-Dez-2010
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SOUSA, M. M. de
CHAVES, S. C.
NASCIMENTO, M. T. dos S. C. do
CHAGAS, A. C. de S.
VIEIRA, L. da S.
CAVALCANTE, A. C. R.
Informaçães Adicionais: Maximiana Mesquita de Sousa, Graduanda Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, Sobral, CE / Bolsista FUNCAP; Sueline Cavalcante Chaves, Graduanda UVA - Sobral, CE /Bolsista PIBIQ/CNPq.; Maria Thayana dos Santos Canuto do Nascimento, Graduanda UVA / Bolsista FUNCAP; ANA CAROLINA DE SOUZA CHAGAS, CPPSE; LUIZ DA SILVA VIEIRA, CNPC; ANTONIO CEZAR ROCHA CAVALCANTE, CNPC.
Título: Avaliação in vitro dos óleos essenciais das plantas Eucalyptus stageiriana e Cymbopogon martinii, no desenvolvimento larvar de nematóides gastrintestinais de caprinos.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 6.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 7.; FÓRUM DE COORDENADORES DE PÓS GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL DO NORDESTE, 1.; FÓRUM DE AGROECOLOGIA RO RIO GRANDE DO NORTE, 1., 2010, Mossoró. Anais... Mossoró: Sociedade Nordestina de Producao Animal; UFERSA, 2010. 4 f. 1 CD-ROM.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: A resistência aos anti-helmínticos é considerada o maior problema da criação de pequenos ruminantes. Nos países desenvolvidos, as perdas anuais estimadas para o controle de nematóides, superam todos os outros custos para o controle de doenças endêmicas. Dessa forma, o desenvolvimento de populações resistentes tem estimulado a busca por alternativas de controle. A fitoterapia é uma alternativa que poderá reduzir o uso de anti-helmínticos e prolongar a vida útil dos produtos químicos disponíveis, consequentemente pesquisas nessa área vem avançando significativamente. Nesse contexto o presente trabalho teve por objetivo avaliar o efeito In vitro dos óleos essenciais das plantas Eucalyptus stageiriana e Cymbopogon martinii, no desenvolvimento larvar de nematóides gastrintestinais de caprinos. Os óleos essenciais foram avaliados nas seguintes concentrações 5%, 2,5%, 1,25%, 0,625% e 0,312%, com um controle positivo contendo Tween 80 (3%) e um controle negativo composto por água e ovo. Os resultados obtidos foram satisfatórios para as duas plantas, as quais apresentaram eficácia na inibição do desenvolvimento larvar, considerando-se a possibilidade da realização de testes In vivo.
Thesagro: Caprino
Doença animal
Nematódeo gastrintestinal
Anti-helmíntico
Haemonchus contortus
Controle
Fitoterapia
Planta medicinal
Eucalyptus stageiriana
Óleo essencial
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AACAvaliacaoinvitrodosoleosessenciaisdasplantas.pdf52,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace