Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/871700
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: VASCONCELOS, H. E. M.
MOTA, D. M. da
ARAUJO, J. B. C.
Additional Information: HELENIRA ELLERY MARINHO VASCONCELOS, CNPAT; DALVA MARIA DA MOTA, CPATU; JOAO BOSCO CAVALCANTE ARAUJO, CNPAT.
Title: Sustentabilidade de sistemas de produção irrigados para agricultura familiar: um desafio para os colonos do Projeto Curu Paraipaba.
Publisher: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO, 8., 2010, São Luís. Agricultura familiar: crise alimentar e mudanças climáticas globais: anais. São Luís, MA: UEMA: Embrapa, 2010.
Language: pt_BR
Keywords: Sustentabilidade.
Description: No início dos anos de 1970, uma consultoria externa aportou, com vários especialistas, no Vale do Rio Curu, para estruturar um dos maiores Projetos de Irrigação do estado Ceará. Retirar da pobreza mais de 800 famílias de agricultores familiar era sua meta primordial. Na mesma década de 1970, essas alternativas de desenvolvimento pensadas para países subdesenvolvidos exibiam sinais de ineficácia, o que aponta uma incoerência, desde sua concepção. Atualmente, o grande desafio das famílias e equipes técnicas do projeto é a discussão sobre a sua sustentabilidade. São esses os termos que posicionam o presente debate, apontando algumas dificuldades que se anunciam para o tal intento, quando se pretende alinhar resultados alcançados ao conceito mais popularizado de desenvolvimento sustentável, formulado no relatório da Comissão Brundtland em 1987.
Thesagro: Agricultura Familiar
Irrigação.
Data Created: 2011-01-05
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
p657.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace