Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/872394
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 7-Jan-2011
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: RODRIGUES, E. F.
OLIVEIRA, T. F. de
MADRUGA, M. R.
SILVEIRA, A. M. da
Informaçães Adicionais: ERALDO FERREIRA RODRIGUES, CPATU; TEREZINHA FERREIRA DE OLIVEIRA, UFPa; MARIA REGINA MADRUGA, UFPa; ANTONIO MORAIS DA SILVEIRA, UFPa.
Título: Um método para determinar o volume comercial do Schizolobium amazonicum (Huber) ducke utilizando redes neurais artificiais.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: Revista Brasileira de Biometria, v. 28, n. 1, p. 16-23, 2010.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Redes Neurais Artificiais.
Conteúdo: Este trabalho apresenta um método para determinar o volume comercial do Schizolobium amazonicum (Huber) Ducke, com casca, utilizando Redes Neurais Artificiais (RNAs). Compara os resultados com estimativas obtidas pelo método de regressão linear e quadrática. O modelo neural artificial utiliza uma RNA multicamada direta com uma camada intermediária e, o algoritmo de treinamento supervisionado backpropagation. Os resultados obtidos pelo modelo neural foram mais próximos do real que os obtidos pelos métodos de regressão linear e quadrática. O erro médio absoluto obtido pela RNA foi aproximadamente 50% menor quando comparado com o obtido pelo modelo de regressão quadrática e o erro padrão da estimativa cerca de 30% menor do que os obtidos pelos modelos de regressão linear e quadrática. Com o uso do modelo neural, não foi necessário utilizar o fator de forma, já que este varia de acordo com a idade, diâmetro e altura das árvores.
Thesagro: Paricá
RNA.
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
metodoEraldo.pdf192,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace