Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/872531
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 10-Jan-2011
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SILVA, M. C. da
BRITO, I. F. de
BARBOSA FILHO, J. A. D.
ANDRIOLI, A.
BRASIL, D. de F.
SALES, F. A. de L.
Informaçães Adicionais: Meirelane Chagas da Silva, Graduanda Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE.; Ismênia França de Brito, Pós-graduanda UFC.; José Antonio Delfino Barbosa Filho, UFC; ALICE ANDRIOLI PINHEIRO, CNPC; Daniel de Freitas Brasil, Graduando UFC; Francisco Alexandre de Lima Sales, Pós-graduando UFC.
Título: Influência das variáveis ambientais sobre as características quantitativas do sêmen de caprinos das raças Canindé e Moxotó.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 6.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 7.; FÓRUM DE COORDENADORES DE PÓS GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL DO NORDESTE, 1.; FÓRUM DE AGROECOLOGIA RO RIO GRANDE DO NORTE, 1., 2010, Mossoró. Anais... Mossoró: Sociedade Nordestina de Producao Animal; UFERSA, 2010. 5 f. 1 CD-ROM.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Ambiência
Conforto térmico
Goat.
Conteúdo: Estudos têm demonstrado que os elementos climáticos exercem efeitos diretos e indiretos sobre os animais. Entre esses efeitos, a variação nas características seminais condicionada às varáveis ambientais, que podem afetá-las positiva ou negativamente. O trabalho teve como objetivo estudar a influência de diferentes condições de temperatura e umidade relativa em parâmetros quantitativos do sêmen em caprinos das raças Canindé e Moxotó. O experimento foi realizado na Embrapa caprinos e ovinos, em Sobral/CE. Foram utilizados seis animais, sendo três da raça Canindé e três Moxotó no período de 01 a 22 de junho de 2007, quando foram coletados, uma vez por semana, o sêmen de cada animal, bem como medidas a temperatura e a umidade relativa do ar. No momento da coleta também foi mensurado o volume ejaculado e, em laboratório, a concentração espermática e o out put (número total de espermatozóides). A variação da Entalpia foi suficiente para afetar, negativamente, algumas características quantitativas do ejaculado de machos caprinos das raças Canindé e Moxotó. Os animais da raça Canindé mostraram-se ligeiramente mais sensíveis às variações das condições ambientais.
Thesagro: Caprino
Entalpia
Sêmen
Bioclimatologia
NAL Thesaurus: Environment
Enthalpy
Brazil.
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AACInfluenciadasvariaveisambientaissobreascaracteristicasquantitativasdosemen.pdf153,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace