Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/872538
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Monitoramento por Satélite - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 10-Jan-2011
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: FIGUEIRA, F. A.
NICASTRO, D. L.
CRISCUOLO, C.
Informaçães Adicionais: FERNANDA A. FIGUEIRA, Bolsista CNPq; DANIEL L. NICASTRO, Bolsista CNPq; CRISTINA CRISCUOLO, CNPM.
Título: Produção e organização de dados agrícolas da região metropolitana de Campinas para apoiar a elaboração de material didático pedagógico.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO DE INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 4., 2010. Campinas. Anais... Campinas: IAC, 2010.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Região Metropolitana de Campinas
Banco de dados em agropecuária
Conteúdo: A Região Metropolitana de Campinas (RMC), importante polo de alta tecnologia no Brasil, congrega uma grande diversidade de culturas agrícolas em seus 19 municípios. Na busca por entender melhor a dinâmica temporal e espacial dessas culturas, realizou-se um detalhado levantamento de dados gerados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati). Esse levantamento resultou na organização de um banco de dados em agropecuária regional. A informação foi organizada em planilhas e mapas que contribuem para a identificação dos principais produtos agrícolas em escalas regionais. O material produzido agrega dados de área cultivada, quantidade produzida e, no caso da pecuária, do tamanho do efetivo de rebanho de animais, assim como informações referentes à evolução temporal desses produtos nos municípios da RMC. O banco de dados foi gerado com o objetivo de oferecer subsídios ao Projeto Geotecnologias como apoio à elaboração de material didático para o ensino fundamental (GeoAtlas). O atlas ambiental escolar, produto resultante do projeto GeoAtlas, utilizará a agropecuária regional como eixo principal de discussão dos conteúdos escolares, e sua elaboração ocorre em parceria com pesquisadores e professores da rede municipal de ensino de Campinas.
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RE10504.pdf247,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace