Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/872547
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Monitoramento por Satélite - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 10-Jan-2011
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: PINTO, J. F. S. K. C.
COUTINHO JÚNIOR, C. A.
BENTO, M. F. L.
GARCON, E. A. M.
Informaçães Adicionais: JOÃO F. S. K. C. PINTO, Bolsista CNPM; CARLOS A. COUTINHO JÚNIOR, Bolsista CNPM; MARIA FERNANDA L. BENTO, Bolsista CNPM; EDLENE APARECIDA MONTEIRO GARCON, CNPM.
Título: Dinâmica da cobertura do solo brasileiro: projeto trees 3
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO DE INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 4., 2010. Campinas. Anais... Campinas: IAC, 2010.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Projeto Global Monitoring
Landsat
Joint Research Centre
FAO
Conteúdo: Este trabalho trata da validação das classificações realizadas para o território brasileiro nos anos de 1990 e 2000 pelo projeto Global Monitoring (TREES-3), uma parceria entre a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e o Joint Research Centre (JRC). O objetivo foi estimar a dinâmica da cobertura vegetal nas áreas de interesse no período de 1990 a 2000. Um total de 708 amostras de imagens Landsat com 400 km2 de área cada passou pelos processos de segmentação e classificação supervisionada. A validação foi feita visualmente com o auxílio do Google Earth e teve como resultado 16% de mudança da cobertura vegetal florestal para outro tipo de cobertura (other land cover) nas áreas já validadas, que são Amazônia, Cerrado e Maranhão. No Pampa houve um aumento de 2% de cobertura florestal, devido à crescente prática de plantio de florestas homogêneas, que consiste na plantação de pinus e eucalipto para exploração madeireira.
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RE10507.pdf61,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace