Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/872969
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Florestas - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 13-Jan-2011
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: DLUGOSZ, F. L.
ROSOT, N. C.
ROSOT, M. A. D.
OLIVEIRA, Y. M. M. de
GARRASTAZU, M. C.
Informaçães Adicionais: Fernando Luís Dlugosz, UFPR; Nelson Carlos Rosot, UFPR; MARIA AUGUSTA DOETZER ROSOT, CNPF; YEDA MARIA MALHEIROS DE OLIVEIRA, CNPF; MARILICE CORDEIRO GARRASTAZU, CNPF.
Título: Uso do levantamento aéreo expedito convencional e digital para o monitoramento da cobertura florestal no Paraná: estado da arte e potencialidades.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: Pesquisa Florestal Brasileira, Colombo, v. 30, n. 63, p. 245-252, ago./out. 2010.
Idioma: pt_BR
Notas: Artigo de revisão.
Palavras-chave: Levantamento aéreo
Geoprocessamento.
Conteúdo: O artigo apresenta uma abordagem sobre a técnica de Levantamento Aéreo Expedito no que diz respeito às suas características, aplicações e potencialidades para as condições brasileiras, principalmente no monitoramento das mudanças na cobertura florestal no Estado do Paraná. O método consiste na observação e anotação de feições ou fenômenos a partir de sobrevoos na área de interesse, voando a baixas altitudes ao longo de uma rota pré-determinada. Também são apresentadas as vantagens da introdução da sistematização digital, que definiu a nova denominação para a técnica como Levantamento Aéreo Expedito Digital. Neste caso, as anotações são realizadas digitalmente sobre tela sensível ao toque, de um computador portátil e não sobre mapa em papel, como na técnica convencional. O desenvolvimento de metodologias que demonstrem eficiência técnica e viabilidade econômica tem recebido maior ênfase em pesquisa, em função da necessidade da obtenção de informações confiáveis para subsidiar a tomada de decisões, em nível governamental, para um adequado processo de fiscalização e/ou de planejamento de uma determinada região. Considerando a dinâmica de uso da terra e a necessidade de se monitorar a cobertura vegetal, pode-se afirmar que o Levantamento Aéreo Expedito apresenta elevado potencial de aplicação às condições brasileiras e ainda ótima relação custo-benefício.
Thesagro: Uso da Terra.
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1468302PB.pdf237,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace