Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873190
Título: Uso do ácido geberélico na indução precoce do florescimento em bananeira
Autoria: AMORIM, T. B. do
LEDO, C. A. da S.
SILVA, S. de O. e
OLIVEIRA, M. M. de
PEREIRA, V. M.
VELAME, D. C.
Afiliação: Tamyres Barbosa do Amorim, UFRB; CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO, CNPMF; Sebastião de Oliveira e Silva, CNPMF; Mayana Matos de Oliveira, UFRB; Valquiria Martins Pereira, UFRB; Daniela Carvalho Velame, UFRB.
Ano de publicação: 2010
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010.
Conteúdo: O melhoramento genético de bananeira no Brasil tem como objetivo desenvolver variedades resistentes a pragas, doenças e nematóides, com o porte e o ciclo reduzidos e maior produtividade (SILVA et al., 2003). A obtenção de uma nova cultivar demanda muito tempo, pois leva em média de 10 a 12 anos. Um dos fatores responsáveis por este longo período é o tempo gasto para as plantas florescer e assim permitir a iniciação dos cruzamentos. Qualquer redução no ciclo da planta significa uma obtenção mais rápida de uma nova cultivar. O florescimento é uma das fases intermediárias do desenvolvimento da bananeira, nesta etapa o meristema apical sofre transformações que levam as células à intensa atividade mitótica, que normalmente são ocasionadas pela presença do ácido giberélico, que age como regulador da divisão e alongamento das células (TAKAHASHI et al., 1988).
Thesagro: Banana
Floração
Genótipo
Indução
Melhoramento Genético Vegetal
Variedade
Palavras-chave: Musa spp
Notas: pdf 1455
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ID27157pdf1455.pdf22,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace