Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873387
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: GOGOSZ, A. M.
BONA, C.
SANTOS, G. O.
BOTOSSO, P. C.
Additional Information: Alessandra Mara Gogosz, UFPR; Vleusa Bona, UFPR; Gedir de Oliveira Santos, UFPR; PAULO CESAR BOTOSSO, CNPF.
Title: Germination and initial growth of Campomanesia xanthocarpa O. Berg. (Myrtaceae), in petroleum-contaminated soil and bioremediated soil.
Publisher: Brazilian Journal of Biology, v. 70, n. 4, p. 977-986, 2010.
Language: en
Keywords: Gabiroba
Contaminação por hidrocarbonetos
Crescimento de plântula.
Description: Em 2000, ocorreu um vazamento de petróleo na área da Refinaria Getúlio Vargas (REPAR), no Paraná. Após cerca de cinco anos da contaminação e utilização do processo de biorremediação, pretendeu-se identificar os efeitos do solo contaminado e do solo biorremediado na germinação e no crescimento inicial de C. xanthocarpa. O experimento foi montado com solo da REPAR, com três tratamentos - solo contaminado (C), solo biorremediado (B), solo não contaminado (U) - e cinco repetições com 50 sementes cada. Não houve diferença significativa na porcentagem e no índice de velocidade de germinação. A produção de biomassa total (30 - 60 dias) e biomassa da parte aérea (60 dias) foram maiores no tratamento biorremediado em relação aos demais tratamentos. As médias para a biomassa da raiz foram menores no solo contaminado do que no solo biorremediado. O comprimento da parte aérea e o comprimento total da plântula no solo contaminado e no não contaminado foram menores do que no biorremediado.
Thesagro: Biomassa.
NAL Thesaurus: Campomanesia xanthocarpa.
Data Created: 2011-01-18
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010APIP.BotossoBJB.pdf1,84 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace