Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873421
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SANTOS, J. F. dos
RITZINGER, C. H. S. P.
RITZINGER, R.
LUQUINE, L. S.
CRUZ, E. S. da
LEDO, C. A. da S.
Additional Information: Juliana Fernandes dos Santos, UFRB; CECILIA HELENA S PRATA RITZINGER, CNPMF; ROGERIO RITZINGER, CNPMF; Liliane Santana Luquine, UFRB; Elaine Silva da Cruz, UFRB; CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO, CNPMF.
Title: Avaliação do efeito nematicida e/ou fertilizante de diferentes concentrações de torta de dendê em mudas de bananeira.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010.
Language: pt_BR
Notes: pdf 1664
Keywords: Musa spp.
Description: A bananeira (Musa spp.) é a segunda frutífera mais cultivada no Brasil, sendo presente na maioria dos municípios brasileiros, em todas as Unidades da Federação (FAO, 2010). Entre os fatores bióticos que afetam a produtividade da bananeira estão os nematóides fitoparasitos. Muitas espécies são importantes na agricultura, pelos danos causados à produção, e outros, de vida livre, exatamente pelo seu efeito benéfico à agricultura. Os nematóides fitoparasitos promovem a destruição do sistema radicular, induzindo a formação de nodulações ou lesões necróticas nas raízes, muitas vezes, levando ao tombamento da mesma (RITZINGER e FANCELLI, 2006). Os nematóides são considerados bons bioindicadores ecológicos do solo, por apresentar diversidade trófica; ser encontrados em abundância em múltiplos e variados biomas bem como, possuir ciclo biológico relativamente curto. Certos táxons ou grupos de táxons, apresentam sensibilidade diferenciada frente a distúrbios ocorridos no meio e podem ser identificados e quantificados sem maiores dificuldades, inclusive as formas de vida livre (NEHER, 2001). Atualmente, tem se buscado desenvolver sistemas que minimizem a dependência de energia não-renovável no manejo de pragas, que empreguem métodos culturais, biológicos e/ou mecânicos, em contraposição ao uso de materiais sintéticos. Estratégias de manejo não químicas, como a utilização de resíduos orgânicos e agro-industriais, se bem manejadas possuem potencial para agir como fertilizantes e/ou como biocidas (RITZINGER e FANCELLI, 2006). Substâncias químicas com efeito nematicida tem sido isoladas de algumas plantas e produtos naturais já estão aparecendo no mercado (FERRAZ e VALLE, 1997). O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito nematicida e/ou fertilizante de diferentes concentrações de torta de dendê em mudas de bananeira.
Thesagro: Banana
Nematóide
Resíduo Orgânico.
Data Created: 2011-01-18
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ID27182pdf1664.pdf26,81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace