Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873433
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 18-Jan-2011
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SOUZA, C. P. F.
BRANDÃO, L. P.
AMORIM, E. P.
PEREIRA, V. M.
SILVA, S. de O. e
SANTOS-SEREJO, J. A. dos
Informaçães Adicionais: Cíntia Paula Feitosa Souza, UFRB; Lívia Pinto Brandão, UFRB; EDSON PERITO AMORIM, CNPMF; Valquíria Martins Pereira, UFRB; Sebastião de Oliveira e Silva, CNPMF; JANAY ALMEIDA DOS SANTOS SEREJO, CNPMF.
Título: Inferências sobre a variabilidade genética disponível no banco de germoplasma de bananeira da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010.
Idioma: pt_BR
Notas: pdf 1669
Palavras-chave: Musa spp.
Banana
Conteúdo: A Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical possui uma das maiores coleções de bananeiras do mundo,com aproximadamente 300 acessos, de diferentes grupos genômicos e níveis de ploidia. Um banco de germoplasma deve conter uma variabilidade genética mínima que represente o acesso, seja cultivar elite ou primitiva, espécie ou gênero. Considera-se, que o germoplasma de bananeira da Embrapa é bem representativo, apresentando desde espécies selvagens do gênero Musa, como M. acuminata e M. balbisiana, até cultivares e variantes dos tipos Prata e Maçã. A bananicultura brasileira possui grande importância econômica e social, destacando-se como segundo produtor mundial. No entanto, apresenta poucos cultivares com potencial agronômico para exploração comercial, com resistência ao despencamento, alta produtividade e tolerantes às pragas e que apresentem frutos com boas características pós-colheita. Uma das estratégias para a solução dos problemas mencionados é a seleção de novos genótipos, mediante o melhoramento genético. Entretanto, essa estratégia passa obrigatoriamente pelo conhecimento da variabilidade genética disponível, utilizada como critério de seleção para os cruzamentos entre genótipos com características agronômicas complementares. Desta forma, o objetivo deste trabalho é obter informações sobre a variabilidade genética disponível no Banco de Germoplasma de bananeira da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical.
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ID27183pdf1669.pdf110,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace