Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873489
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: JESUS, F. N. de
RITZINGER, C. H. S. P.
FANCELLI, M.
COELHO FILHO, M. A.
LEDO, C. A. da S.
Additional Information: Fábio Nascimento de Jesus, UFRB; CECILIA HELENA S PRATA RITZINGER, CNPMF; MARILENE FANCELLI, CNPMF; MAURICIO ANTONIO COELHO FILHO, CNPMF; CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO, CNPMF.
Title: Nível de dano em variedades de bananeira pelo Meloidogyne incognita.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010.
Language: pt_BR
Notes: pdf 1730
Keywords: Musa spp.
Tolerância.
Description: A cultura da bananeira é suscetível a várias espécies de fitonematóides cujo manejo tem constituído sérios problemas, seja por falta de produtos registrados no mercado ou pela própria dificuldade de controle. Dentre as espécies mais disseminadas, citam-se o nematóide cavernicola (Radophulus similis), o nematóide das lesões (Pratylenchus coffeae) e o nematóide das galhas (Meloidogyne spp.) (Ritzinger & Costa, 2004). A identificação de genes de bananeira relacionados à resistência aos fungos Mycosphaerella fijiensis Morelet, M. musicola e Fusarium oxysporum juntamente com informação sobre resistência e ou tolerância a nematóide das galhas possibilita o desenvolvimento de metodologias de introdução de característica de resistência em cultivares suscetíveis. A identificação de resistência ou tolerância a Meloidogyne spp. nas variedades selecionadas no programa de melhoramento acrescenta subsídios mais seguros para sua indicação. A falta do conhecimento sobre as interações patógeno x hospedeiro das principais doenças de bananeira é um dos entraves na obtenção de cultivares resistentes. Assim, objetivou-se conhecer o nível de dano sob diferentes concentrações de Meloidogyne incognita em diferentes variedades sob condições controladas, para colaborar nas avaliações dos acessos do programa de melhoramento de bananeira.
Thesagro: Banana
Nematóide.
Data Created: 2011-01-18
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ID27188pdf1730.pdf30,69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace