Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873732
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FANCELLI, M.
JESUS, S. C. de
SILVA, S. de O. e.
Additional Information: MARILENE FANCELLI, CNPMF; Sandra Cerqueira de Jesus, EAFCATU; Sebastião de Oliveira e Silva, CNPq.
Title: Infestação de Cosmopolites sordidus em genótipos de bananeira.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010.
Language: pt_BR
Notes: pdf 2344
Description: A broca do rizoma da bananeira é a principal praga da cultura, causando severos prejuízos à produção (Fancelli & Mesquita, 2008). O adulto geralmente efetua a postura na região de contato entre o rizoma e as bainhas foliares, a uma profundidade de 2 mm. Em função do habitat da larva, torna-se difícil a visualização dos danos e, portanto, medidas indiretas são utilizadas para determinação do nível de controle, como é o caso das iscas confeccionadas com pseudocaule de bananeiras colhidas, com o objetivo de atrair adultos da broca (Cordeiro & Fancelli, 2007). No entanto, a contagem do número de adultos não reflete o nível de dano encontrado no rizoma e, desse modo, a adoção de medidas de controle pode ser efetivada desnecessariamente ou o inverso (Vilardebo, 1973). Como o comportamento de ambas as formas larval e adulta, bem como o desenvolvimento larval podem não ser dependentes dos mesmos estímulos provenientes da planta hospedeira, fica claro que, ao se estudar a resistência de plantas a insetos, deve-se avaliar os efeitos do hospedeiro sobre as diferentes fases do inseto (Lara, 2001). Estudos sobre a biologia do inseto em condições de laboratório podem representar um longo tempo e alto investimento, além da demanda de mão-de-obra. Por outro lado, avaliações em condições de campo exigem grandes áreas e homogeneidade da infestação. Desse modo, esse trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar uma metodologia que permita discriminar, precocemente, genótipos de bananeira quanto à infestação pela broca do rizoma, visando aplicação em estudos de resistência de plantas a insetos.
Thesagro: Banana
Cosmopolites Sordidus
Genótipo
Inseto.
Data Created: 2011-01-20
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ID27229pdf2344.pdf24,13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace