Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873949
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Monitoramento por Satélite - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 21-Jan-2011
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SANTOS, J. R. DOS
GEBLER, L.
GREGO, C. R.
Informaçães Adicionais: JONATAM REIS DOS SANTOS, UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL; LUCIANO GEBLER, CNPUV; CELIA REGINA GREGO, CNPM.
Título: Avaliação da variabilidade ambiental e auxílio à tomada de decisão no dimensionamento da malha amostral para nutrientes em um latossolo bruno com base geoestatística.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGRICULTURA DE PRECISÃO, 4., 2010. Ribeirão Preto, SP. Anais... Ribeirão Preto, SP: ABEA, 2010.
Páginas: 4 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Variabilidade ambiental
Grids de amostragem
Geoestatística
Conteúdo: O espaçamento escolhido para o grid de amostragem pode estar afetando a correta compreensão da variabilidade ambiental do solo agrícola. Apesar da existência de técnicas que permitem a inferência de quais procedimentos possam ser utilizados para seu dimensionamento, o critério econômico vem sendo usado pelos clientes da agricultura de precisão como o parâmetro orientador. Uma vez que o produtor visa o máximo de lucratividade da área, e quer evitar gastos desnecessários, o melhor planejamento do processo de amostragens passa a ser fundamental para o sucesso da AP. O trabalho visa demonstrar que com técnicas de geoprocessamento é possível obter a informação da variabilidade do local pelo auxilio no correto dimensionamento e orientação dos grids de amostragem, segundo uma proposição técnica, porém condizente com a econômica.
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
11902.pdf228,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace