Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873960
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: AZEVEDO, N. F.
COSTA, F. da S.
COELHO, E. F.
BARROS, D. L.
SILVA, A. C. P. da
RIBEIRO, R. N. da S.
Additional Information: Nilo Ferreira de Azevedo, UFRB; Flávio da Silva Costa, UFRB; EUGENIO FERREIRA COELHO, CNPMF; Damiana Lima Barros, UFRB; Ana Carina Pires da Silva, UFRB; Rosangela Nascimento da Silva Ribeiro, UFRB.
Title: Efeito das concentrações potássicas nas variáveis de crescimento e produção da bananeira sob fertirrigação.
Publisher: In:CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010.
Language: pt_BR
Notes: pdf 2407
Description: A produção mundial de banana em 2008 foi de 90,7 milhões de toneladas, e o Brasil foi responsável por 7,83% dessa produção (7,1 milhões), se classificando em quarto no ranking mundial (FAOSTAT, 2010). A produção é influenciada por fatores internos da planta, como os genéticos, e fatores externos, que são as condições de clima, solo e manejo agronômico praticado na cultura, como a adubação (SILVA, et al. 2003). O potássio (K) é considerado o nutriente mais importante para a produção de frutos de qualidade, e a quantidade recomendada varia de 100 a 750 kg de K2O/ha dependendo do teor no solo (BORGES, 2003). Quando a concentração de K na solução do solo aumenta, a capacidade-tampão do K decresce, e sua velocidade de transporte se incrementa. No período de máxima taxa de absorção de K pela planta, com alta demanda pelo nutriente, este elemento deve ser suprido pela água de irrigação até que a concentração no solo seja suficiente para cultura (BAR-YOSEF, 1999). Para um bom planejamento da fertirrigação, torna-se necessário o conhecimento da condição iônica do solo, acompanhamento da aplicação dos fertilizantes, observação da concentração dos mesmos na solução de injeção bem como na saída dos emissores, a uniformidade de distribuição ao longo da área e o acompanhamento da distribuição dos nutrientes ao longo do perfil do solo (SOUZA & COELHO, 2001).No Brasil, as regiões Norte e Nordeste são as maiores produtoras e consumidoras de bananas do subgrupo Terra, as quais fazem parte do hábito alimentar de suas populações. Contudo, são escassas as pesquisas referentes à produção das variedades desse subgrupo, como por exemplo, a Terra (Maranhão), D?Angola (Comprida), Terrinha, Pacovã e Pacovaçu. Dessa forma, objetivou-se com esse trabalho avaliar a produção da bananeira cv. Terra Maranhão, submetida à fertirrigação com duas fontes potássicas, variando-se as concentrações do potássio na água de irrigação.
Thesagro: Adubação
Banana
Fertirrigação
Irrigação
Nutriente.
Data Created: 2011-01-21
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
id27245pdf2390.pdf39,74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace