Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/874288
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: COELHO, E. F.
COELHO FILHO, M. A.
RIBEIRO, R. N. S.
AZEVEDO, N. F.
ARANTES, A. M.
OLIVEIRA, P. M.
OLIVEIRA, S. D.
Additional Information: EUGENIO FERREIRA COELHO, CNPMF; MAURICIO ANTONIO COELHO FILHO, CNPMF; Rosangela Nascimento Silva Ribeiro, UFRB; Nilo Ferreira Azevedo, UFRB; Alessandro de Magalhães Arantes, IFBAiano; Polyanna Mara de Oliveira, EPAMIG-URNM; S. D. Oliveira, IFBAiano.
Title: Frequencias de alternancia no molhamento parcial do sistema radicular do limoeiro no Norte de Minas Gerais.
Publisher: In:CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010.
Language: pt_BR
Notes: pdf 1652
Description: No Brasil, 61% da água é consumida pela agricultura irrigada (Santos & Anjos, 2001). Uma dessas evidencias ocorre nos perímetros irrigados onde as irrigações são geralmente realizadas em excesso. Além do maior gasto de água, regas excessivas acarretam prejuízos à produção, maior incidência de doenças e impacto ambiental (Lopes et al., 2006). Em plantas cítricas, tem-se demonstrado que a produção e qualidade dos frutos são muito afetadas pela qualidade da irrigação nos períodos de floração e ?pegamento? de frutos (Fase I) e de crescimento rápido do fruto (Fase II) (Domingo et al., 1996). O molhamento parcial do sistema radicular (MPSR) tem sido uma tecbica usada recomendada para diferentes culturas com objetivo de racionalização do uso de água sem redução significativa da produtividade potencial da cultura. Consiste na alternância da irrigação em dois lados de uma planta, a freqüência definida, sendo que as mais usadas tem sido 7, 14 e 21 dias (Kang & Zang, 2004). O secamento do solo de um lado acarreta redução da transpiração da planta, sem que a mesma manifeste sintomas de estresse acentuado. Essa tecnologia tem sido avaliada principalmente na Austrália e África do Sul com aumento de até 80% na eficiência de uso de água. Este trabalho objetiva definir a freqüência de alternância do lado irrigado da planta e a percentagem de redução da lamina aplicada na técnica do molhamento parcial do sistema radicular da lima ácida Tahiti nas condições do Norte de Minas em solo de textura arenosa.
Thesagro: Fruta Cítrica
Irrigação.
Data Created: 2011-01-25
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ID27296pdf1652.pdf105,95 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace