Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/874629
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: COELHO, E. F.
COELHO FILHO, M. A.
CARVALHO, G. C.
RIBEIRO, R. N. da S.
AZEVEDO, N. F.
OLIVEIRA, P. M.
Additional Information: EUGENIO FERREIRA COELHO, CNPMF; MAURICIO ANTONIO COELHO FILHO, CNPMF; Gian Carlo Carvalho, UFRB; Rosangela Nascimento da Silva, UFRB; Nilo Ferreira Azevedo, UFRB; Polyanna Mara Oliveira, EPAMIG-URNM.
Title: Manejo de irrigação com deficit em bananeira BRS Tropical no norte de Minas Gerais.
Publisher: In:CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010.
Language: pt_BR
Notes: pdf 1660
Keywords: Deficit hidrico.
Description: A irrigação existe como alternativa para a suplementação ou complementação de água que falta durante períodos de déficit hídrico no solo e não funciona isoladamente, mas, sim, conjugada com outras práticas agrícolas, de forma a beneficiar a cultura. A bananeira, cultivar BRS Tropical, desenvolvida pela Embrapa Mandioca e Fruticultura vem tendo sua área expandida com boa aceitação comercial. As avaliações iniciais dessa cultivar sob irrigação demonstraram que a mesma tem relevante crescimento vegetativo com produtividades entre 17,0 e 25,0 t.ha-1 (Silva et al., 2003). Os resultados sobre necessidade hídrica da bananeira tem sido específicos para cultivares de elevada exigência hídrica, tais como a Prata Anã. Observações de campo tem mostrado que a cultivar tem comportamento diferenciado quanto a tolerância a estresses hídricos do solo. Coelho et al. (2009) avaliaram o comportamento dessa cultivar sob diferentes níveis de água em condições subumidas de Tabuleiros costeiros e não verificaram diferenças significativas entre as produtividades com redução de até 90% da laminas de irrigação calculada. Com esses resultados confirmou-se a hipótese da tolerância à estresse hídrico dessa cultivar, mas ficou a necessidade de confirmação da mesma em condições semi-aridas. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de quatro níveis de irrigação e três níveis de adubação abaixo dos valores calculados nas variáveis de produção da bananeira, cultivar BRS Tropical nas condições dos Norte de Minas Gerais.
Thesagro: Banana
Irrigação
Variedade.
Data Created: 2011-01-26
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ID27307pdf1660.pdf69,29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace