Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/874731
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 27-Jan-2011
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: CRUZ NETO, A. da
OLIVEIRA, E. J. de
FREITAS, J. X. de
SANTOS, L. R. dos
NEVES, C. G.
BARBOSA, C. de J.
Informaçães Adicionais: ALÍRIO JOSÉ da CRUZ NETO, FAPESB; EDER JORGE DE OLIVEIRA, CNPMF; JUAN PAULO XAVIER de FREITAS, FAPESB; LEANDRO RIBEIRO dos SANTOS, FAPESB; CLÁUDIA GARCIA NEVES, UFRB; CRISTIANE DE JESUS BARBOSA, CNPMF.
Título: Avaliação da resistência a doenças em progênies de meios-irmãos de maracujazeiro-amarelo.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: In: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA , 4., 2010, Cruz das Almas. [Anais..] Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura , 2010. (Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical. Documentos, 190). 1 CD-ROM.
Idioma: pt_BR
Notas: PDF. 004.
Palavras-chave: Passiflora edulis Sims
Viroses
Doenças fúngicas
Conteúdo: O maracujazeiro-amarelo (Passiflora edulis Sims.) é a espécie mais cultivada do gênero Passiflora, porém a produtividade e qualidade desses cultivares vêm sendo ameaçada, em grande parte por problemas fitopatológicos. As doenças de maior importância são as de origem virótica, como o vírus de endurecimento dos frutos (causado pelo Cowpea aphid-borne mosaic vírus ? CABMV ou pelo Passion fruit woodiness Virus ? PWV, ambos Potyvirus) e fúngicas (antracnose e verrugose). Com a finalidade de controlar essas doenças, principalmente as fúngicas, muitos agricultores fazem o uso discriminado de agrotóxicos e fungicidas, contaminando o ambiente e o próprio consumidor, caso não sejam respeitados o período de carência do produto. A utilização de cultivares resistentes a doenças associado a técnicas de manejo naturais é a medida mais eficaz, econômica e ecológica de controle a pragas e patologias do maracujazeiro (Junqueira et al. 2006). O presente trabalho tem como objetivo avaliar a resistência a doenças viróticas e fúngicas em condições de campo em 20 progênies de meios-irmãos de maracujá-amarelo.
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
004AlirioEderok.pdf19,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace