Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/875216
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 1-Fev-2011
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: JESUS, F. N de
RITZINGER, C. H. S. P.
VIEIRA, R. S.
LUQUINE, L. S.
Informaçães Adicionais: Fábio Nascimento de Jesus, UFRB; CECILIA HELENA S PRATA RITZINGER, CNPMF; Rosiane Silva Vieira, UFRB; Liliane Santana Luquine, UFRB.
Título: Nível de dano em banana 'Prata anã' sob duas concentrações de Meloidogyne incognita.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: In: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA, 4., 2010, Cruz das Almas. [Anais...] Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2010. (Embrapa Mandioca e Fruticultura. Documentos, 190). 1 CD-ROM.
Idioma: pt_BR
Notas: PDF. 011.
Palavras-chave: Banana Prata Anã
Nematóide das galhas
Suscetibilidade
Solos
Conteúdo: O Brasil é segundo maior produtor de banana do mundo, com uma produção aproximada de 7 milhões de toneladas. A cultura da bananeira é suscetível a vários gêneros e espécies de fitonematóides. No projeto de Irrigação do Formoso, em Bom Jesus da Lapa, BA, foi identificado sério problema causado pelo nematóide das galhas (Meloidogyne spp.), com perdas na produção. O nematóide das galhas assume importância econômica devido à dificuldade de controle e facilidade de dispersão, por meio dos tratos culturais. Existe um grande número de variedades de banana, mas quando se considera fatores como a preferência, produtividade ou tolerância a pragas e doenças, restam poucas cultivares com potencial agronômico para uso comercial. No programa de melhoramento da Embrapa Mandioca e Fruticultura estão sendo avaliadas vários acessos com resistência a patógenos. A variedade Prata anã pertence ao grupo genômico AAB, apresenta bom potencial de produtividadesob condições de irrigação, é tolerante ao frio e dispensa o escoramento. Nesse estudo, objetiva-se conhecer o nível de dano na cultivar sob condições controladas, para servir de comparação a outros acessos do Banco de Germoplasma (BAG).
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
011FaBIOCeciliaok.pdf19,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace