Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/875223
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 1-Fev-2011
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: VELAME, D. C.
SILVA, S. de O. e
RIBEIRO, L. R.
GUIMARÃES, Â. L.
DITA, M. A.
Informaçães Adicionais: Daniela Carvalho Velame, UFRB; Sebastião de Oliveira e Silva, CNPq; Lindineia Rios Ribeiro, UEFS; Ângelo Lima Guimarães, UFRB; MIGUEL ANGEL DITA RODRIGUEZ, CNPMF.
Título: Metodologia para a detecção precoce da resistência ao mal-do-Panamá (Fusarium oxysporum F sp cubense) em bananeira (Musa spp.).
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: In: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA, 4., 2010, Cruz das Almas. [Anais...]. Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2010. (Embrapa Mandioca e Fruticultura. Documentos, 190). 1 CD-ROM.
Idioma: pt_BR
Notas: PDF. 022.
Palavras-chave: Musa spp.
FOC
Casa de vegetação.
Conteúdo: O mal-do-Panamá é uma doença de grande importância para a cultura da bananeira em todo o mundo. Causada por Fusarium oxysporum f. sp. cubense (FOC) a doença pode causar levadas perdas na produção. O principal método de controle é o uso de cultivares resistentes, pois outras medidas como o controle químico e cultural não funcionam. Todavia, o melhoramento genético da bananeira é complexo e demorado e a seleção de genótipos resistentes ao mal-do-Panamá é realizada em campo. Este processo gasta em média três anos para gerar resultados e requer uma grande área experimental, mão-de-obra e insumos. Desenvolver uma metodologia rápida e confiável capaz de detectar genótipos resistentes em fases anteriores ao campo seria de grande relevância para o programa de melhoramento e consequentemente para o controle da doença. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma metodologia que permita detectar ainda em fase de casa de vegetação genótipos de bananeira resistentes ao mal-do-Panamá.
Thesagro: Banana.
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
022DanielaMiguel.pdf27,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace