Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/875326
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: GUIMARÃES, M. J. M.
COELHO FILHO, M. A.
OLIVEIRA, V. V. M. de
GOMES JUNIOR, F. de A.
XAVIER, C. S.
OLIVEIRA, U. da S.
Additional Information: Miguel Julio Machado Guimarães, UFRB; MAURICIO ANTONIO COELHO FILHO, CNPMF; Vitor Vinícius Machado de Oliveira, UFRB; Francisco de Assis Gomes Junior, UFRB; Ciro Siles Xavier, UFRB; Ubirajara da Silva Oliveira, UFRB.
Title: Avaliação de métodos destrutivos e não-destrutivos para a estimativa da área foliar de variedades de mandioca.
Publisher: In: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA, 4., 2010, Cruz das Almas. [Anais...]. Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2010. (Embrapa Mandioca e Fruticultura. Documentos, 190). 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Notes: PDF. 032
Keywords: Comprimento foliar
Peso seco.
Description: A mandioca (Manihot esculenta Crantz), planta dicotiledônea, da família euforbiácea, é uma das mais importantes fontes de carboidratos para milhões de pessoas no mundo, principalmente para os consumidores de renda mais baixa em países tropicais da America Latina, África e Ásia. A cultura é amplamente cultivada como fonte de alimentos para animais dessas regiões com uma área total cultivada com mais de 18 milhões de hectares. A estimativa da área foliar é um parâmetro importante para a irrigação, pois se trata de uma variável que é usada na modelagem de crescimento e nas estimativas de consumo hídrico. Muitos métodos para estimar a superfície foliar de plantas estão sendo utilizados, apresentando-se mais precisos os destrutivos, porem há um grande impedimento na utilização destes métodos, pois os mesmos não proporcionam um acompanhamento da planta no tempo. Vários métodos não-destrutivos estão sendo estudados no intuito de preservar a estrutura das plantas e assim facilitar o estudo. Este trabalho objetivou-se em avaliar métodos destrutivos e nãodestrutivos de estimar a superfície foliar de plantas de mandioca.
Thesagro: Mandioca
Manihot Esculenta.
Data Created: 2011-02-01
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
032MiguelMauricio.pdf17.91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace