Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/875508
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Acre - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 2-Fev-2011
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: ALECIO, M. R.
FAZOLIN, M.
COELHO NETTO, R. A.
CATANI, V.
ESTRELA, J. L. V.
ALVES, S. B.
CORREA, R. da S.
ANDRADE NETO, R. de C.
GONZAGA, A. D.
Informaçães Adicionais: MÁRCIO RODRIGO ALECIO, UFAM; MURILO FAZOLIN, CPAF-AC; ROSALEE ALBUQUERQUE COELHO NETTO, INPA; VALDOMIRO CATANI, CPAF-AC; JOELMA LIMA VIDAL ESTRELA, Bolsista Embrapa Acre; SUZIANE BARROS ALVES, UFAM; RAQUEL DA SILVA CORREA, UFAM; ROMEU DE CARVALHO ANDRADE NETO, CPAF-Acre; ADRIANA DANTAS GONZAGA, UFAM.
Título: Ação inseticida do extrato de Derris amazonica Killip para Cerotoma arcuatus Olivier (Coleoptera: Chrysolelidade).
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: Acta Amazonica, Manaus, v. 40, n. 4, p. 729-727, dez. 2010.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Inseticida botânico
Feijão Caupi
Leaf beetles
Caupi
Toxicidad.
Plagas de plantas
Insecticidas botánicos
Derris amazonica
Cerotoma acuarta
Conteúdo: A abundância e o potencial inseticida de Derris amazonica e a necessidade de controle de Cerotoma arcuatus Olivier (Coleoptera: Chrysomelidae) na cultura do feijão-caupi (Vigna unguiculata L. Walp) estimularam a realização desta pesquisa, que objetivou avaliar a ação inseticida do extrato de D. amazonica a adultos de C. arcuatus em condições de laboratório. Os bioensaios testaram as vias de intoxicação por ingestão de folhas contaminadas, contato com superfície contaminada e aplicação tópica, com delineamento experimental inteiramente casualizado, com quatro repetições. Os valores de mortalidade e consumo foliar dos insetos foram submetidos à análise de regressão, sendo utilizada a análise de Probit para determinação das CL50, da DL50 e dos TL50. O extrato de D. amazonica, contendo 3,7% de rotenona, foi tóxico para adultos de C. arcuatus via ingestão de folhas contaminadas (CL50=15,14 uL do extrato.mL-1 de água), superfície contaminada (CL50=0,45 uL do extrato.cm-2) e aplicação tópica (DL50=1,44 uL do extrato.g-1 do inseto). Mortalidades de adultos de C. arcuatus superiores a 80% e os menores tempos letais médios foram obtidos na concentração de 5% (v v-1) do extrato em todos os bioensaios. O consumo foliar de adultos de C. arcuatus foi inversamente proporcional a concentração do extrato quando expostos por via de ingestão foliar ou aplicação tópica, sendo inclusive observada inibição da alimentação dos indivíduos. O extrato de D. amazonica é tóxico para C. arcuatus e inibe a alimentação dos insetos a partir da concentração de 1% (v v-1).
Thesagro: Praga de planta
Feijão de corda
Vigna unguiculata
Inseticida de origem vegetal
Toxidez
Rotenona
Timbó
Vaquinha.
NAL Thesaurus: Plant pests
Cowpeas
Botanical insecticides
Toxicity
Rotenone.
Ano de Publicação: 2010
ISSN: 0044-5967
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
23784.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace