Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/876001
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Monitoramento por Satélite - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 7-Fev-2011
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: ANDRADE, R. G.
SANCHES, I. D'A.
VICTORIA, D. de C.
FURTADO, A. L. dos S.
Informaçães Adicionais: RICARDO GUIMARAES ANDRADE, CNPM; IEDA DEL'ARCO SANCHES, Bolsista CNPM; DANIEL DE CASTRO VICTORIA, CNPM; ANDRE LUIZ DOS SANTOS FURTADO, CNPM.
Título: Análise de metodologias para correção atmosférica e estimativa do albedo da superfície usando imagens Landsat 5, TM.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO DE GEOTECNOLOGIAS NO PANTANAL, 3., 2010. Cáceres, MT. Anais... Campinas, SP: Embrapa Informática Agropecuária, 2010.
Páginas: p. 133-141.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Albedo
Correção atmosférica
Processamento de imagens.
Conteúdo: Este trabalho objetivou analisar a aplicação de diferentes metodologias para correção atmosférica e estimativa do albedo da superfície com imagens Landsat 5 ? TM para a região que abrange parte do megaleque aluvial do rio Taquari (Pantanal). Foram avaliados os métodos de correção atmosférica DOS (dark object subtraction), método de correção baseado na componente haze da transformação tasseled cap, o 6S (Second Simulation of the Satellite Signal in the Solar Spectrum) e o método de correção implementado no algoritmo SEBAL (Surface Energy Balance Algorithm for Land). Para o cálculo do albedo, três diferentes fórmulas de estimativas foram utilizadas. Os resultados obtidos apontam a existência de uma forte variação dos valores de albedo encontrados conforme o método de correção dos efeitos atmosféricos e da escolha da fórmula de estimativa do albedo de superfície. Dentre as fórmulas utilizadas para estimativa do albedo, a fórmula de Allen et al. foi a que apresentou menos sensibilidade ao tipo de correção atmosférica adotada.
Thesagro: Sensoriamento Remoto.
NAL Thesaurus: Pantanal.
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
p255.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace