Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/876013
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ANDRADE, R. G.
PAZ, A. R. da
VICTORIA, D. de C.
DELGADO, R. C.
LIMA, E. de P.
Additional Information: RICARDO GUIMARAES ANDRADE, CNPM; ADRIANO ROLIM DA PAZ, UFPB; DANIEL DE CASTRO VICTORIA, CNPM; RAFAEL COLL DELGADO, UFV; EVALDO DE PAIVA LIMA, UFMS.
Title: Análise da evapotranspiração real diária em diferentes classes de uso e cobertura da terra na região do Pantanal.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 16., 2010. Belém, PA. Anais... Belém, PA: SBMET, 2010.
Pages: 5 p.
Language: pt_BR
Description: Nas últimas décadas a comunidade científica mundial tem enfatizado nos mais diversificados meios de comunicação a importância da preservação e/ou uso sustentável dos recursos naturais. Os cenários das mudanças climáticas globais e seus efeitos no meio ambiente, por exemplo, têm sido uma preocupação constante da humanidade (Lima et al., 2009). Os estudos relacionados à demanda hídrica em uma escala regional de forma a identificar variabilidades espaciais e temporais são fundamentais no diagnóstico e gerenciamento de bacias hidrográficas. As técnicas de sensoriamento remoto têm sido promissoras para análise da evapotranspiração (ET) em grandes áreas. Alguns estudos têm sido desenvolvidos objetivando a determinação da ET com base na equação do balanço de energia à superfície e técnicas de sensoriamento remoto (Bastiaanssen et al., 1998a e 1998b; Bastiaanssen, 2000; Tasumi et al., 2008). O SEBAL (Surface Energy Balance Algorithm for Land) é um dos algoritmos mais destacados em estudos que envolvem estimativas dos fluxos de energia em grandes áreas, podendo ser aplicado com poucas medições de campo. Este trabalho objetivou realizar estimativa da evapotranspiração real diária (ETdiário) na região do Pantanal com aplicação do algoritmo SEBAL e imagem do sensor MODIS com posterior análise das estimativas de acordo com classes de uso e cobertura da terra do PROBIO (Embrapa, 2004).
Thesagro: Evapotranspiração
Sensoriamento Remoto.
NAL Thesaurus: Pantanal.
Data Created: 2011-02-07
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
22813122.pdf190,07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace