Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/876079
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Informática Agropecuária - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 8-Fev-2011
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: TONATO, F.
BARIONI, L. G.
PEDREIRA, C. G. S.
Informaçães Adicionais: FELIPE TONATO, ESALQ/USP; LUIS GUSTAVO BARIONI, CNPTIA; CARLOS GUILHERME SILVEIRA PEDREIRA, ESALQ/USP.
Título: Desenvolvimento de modelos preditores de acúmulo de forragem em pastagens tropicais com base em variáveis meteorológicas.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 47., 2010, Salvador. Empreendedorismo e progresso científico na zootecnia brasileira: anais. Salvador: SBZ, 2010.
Páginas: 3 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Modelos preditores
Estacionalidade de produção
Orçamento forrageiro
Production systems.
Conteúdo: Objetivou-se modelar uma estrutura de banco de dados, identificar e quantificar atributos condicionantes do acúmulo de forragens no Brasil central e desenvolver modelos estimadores do acúmulo de forragem potencial com base em parâmetros climáticos. Dados de experimentos com cultivares do gênero Cynodon, Panicum e Brachiaria e registros climáticos diários para o local e período experimentais foram cadastrados em um banco de dados relacional. O banco de dados permitiu gerar listagens ordenadas das taxas médias de acúmulo de forragem (TMA), temperatura média (Tmed), máxima (Tmax), mínima (Tmin), radiação global incidente (Rad) e dias do ano (DA) para cada período de crescimento. Realizaram-se regressões lineares simples e múltiplas com variáveis climáticas como regressoras e TMA como variável resposta. O modelo com Tmin como variável independente se destacou com os melhores valores para o coeficiente de determinação (R2), critério de Akaike (AIC) e critério Bayesiano (BIC), sendo adotado como padrão. Os modelos foram agrupados com o teste de coincidência em B1 (Marandu, Basilisk e Arapoty, TMA=-94.92+8.19Tmin); B2 (Capiporã e Xaraés, TMA=-128.07+10.66Tmin); C1 (Tifton 85 e Estrela, TMA=-84.69+9.06Tmin); C2 (Coastcross, Florico e Florona, TMA=-67.01+7.97Tmin); P1 (Atlas e Mombaça, TMA=-55.22+6.36Tmin) e P2 (Tanzânia e Tobiatã, TMA=-29.15+5.93Tmin).
Thesagro: Sistema de Produção.
NAL Thesaurus: Models
Forage.
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SBZ.pdf63,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace