Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/876636
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 10-Fev-2011
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: LIMA, G. F. da C.
AGUIAR, E. M. de
RÊGO, M. M. T.
CASTRO, O. P. da C. M. de
LOBO, R. N. B.
RANGEL, A. H. do N.
Informaçães Adicionais: Guilherme Ferreira da Costa Lima, EMPARN, Natal, RN.; Emerson Moreira de Aguiar, UFRN, Natal–RN; Margareth Maria Teles Rêgo, Pós-graduanda DCR/CNPq/EMPARN, RN.; Olívia Pinheiro da Câmara Martins de Castro, UFRN, Natal, RN; RAIMUNDO NONATO BRAGA LOBO, CNPC; Adriano Henrique do Nascimento Rangel, UFRN, Natal, RN.
Título: Características fermentativas da silagem de Sorgo com níveis crescentes de girassol.
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 46., 2009, Maringá. Inovação científica e tecnológica em zootecnia: anais dos resumos. Maringa: SBZ: UEM, 2009. 3 f. 1 CD-ROM.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Semi-Árido.
Conteúdo: Objetivou-se avaliar as características fermentativas da silagem de sorgo com adição de girassol. Os tratamentos foram compostos por: T1 - Silagem com 100% de sorgo, T2 - Silagem com 25% de girassol e 75% de sorgo, T3 - Silagem com 50% de girassol e 50% de sorgo, T4 - Silagem com 75% de girassol e 25% de sorgo e T5 - Silagem com 100% de girassol. As variáveis estudadas foram: matéria seca (MS), potencial hidrogeniônico (pH), nitrogênio amoniacal (NNH3, % do N total), nitrogênio insolúvel em detergente neutro (NIDN, % do N total) e nitrogênio insolúvel em detergente ácido (NIDA, % do N total). O delineamento foi inteiramente casualizado com cinco tratamentos e cinco repetições. A adição de girassol promoveu efeito quadrático (P<0,01) na silagem de sorgo para o teor de MS, obtendo valor máximo de 28,55% com adição de 60% de girassol. Para os valores de pH e N-NH3 (% do N total), verificou-se efeito linear crescente (P<0,01). A inclusão de girassol promoveu efeito linear decrescente para NIDN (% do N total), enquanto para NIDA (% do N total) não foi verificado diferença significativa (P>0,05) entre as silagens. Concluiu-se que a adição de girassol na ensilagem de sorgo produziu silagens com valores mais elevados de pH, mas mesmo no Tratamento T5, os teores de N-NH3 (% do N total) e valores de NIDA (% do N total) obtidos são indicativos de silagens bem conservadas.
Thesagro: Helianthus annuus
Sorghum bicolor
Forragem
Milho
Girassol
Ensilagem.
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AACCaracteristicasfermentativas.pdf99,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace