Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/876767
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Monitoramento por Satélite - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 11-Fev-2011
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: ANDRADE, R. G.
RODRIGUES, C. A. G.
QUARTAROLI, C. F.
FURTADO, A. L. dos S.
BRUNINI, O.
SANCHES, I. I'A.
Informaçães Adicionais: RICARDO GUIMARAES ANDRADE, CNPM; CRISTINA APARECIDA G RODRIGUES, CNPM; CARLOS FERNANDO QUARTAROLI, CNPM; ANDRE LUIZ DOS SANTOS FURTADO, CNPM; ORIVALDO BRUNINI, IAC; IEDA DEL'ARCO SANCHES, Bolsista CNPM.
Título: Estudo do índice de área foliar de pastagens em diferentes níveis de degradação com aplicação de imagens Landsat 5 - TM e dados de campo.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 16., 2010, Belém, PA. Anais... Belém, PA: SBMET, 2010.
Páginas: 5 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Degradação.
Conteúdo: A área foliar é um parâmetro chave na avaliação do crescimento das plantas, podendo ser tanto medida quanto estimada (Figueredo Júnior et al., 2005). Segundo Pereira e Machado (1987) a área foliar é um fator que depende do número e tamanho das folhas e de seu estádio fenológico. A relação entre a área foliar de toda vegetação e a unidade de área de solo ocupada por essa vegetação é denominada de índice de área foliar (IAF). Como a fotossíntese depende da área foliar, a produtividade de uma cultura será tanto maior quanto mais próximo for do IAF máximo potencial e quanto mais tempo permanecer ativa; retardando a senescência (Figueredo Júnior et al., 2005). Zanchi et al. (2009) afirmam existir poucas informações referentes a variação espacial da biomassa vegetal, altura da pastagem e do índice de área foliar de pastagens. Estes autores sugerem que as variações naturais no IAF, altura e biomassa de algumas espécies, respondem às variações sazonais e interanuais do clima e da umidade do solo. Neste sentido, a análise espacial do IAF com uso dados de satélite pode ser um importante indicador da biomassa em áreas extensas. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo a aplicação de técnicas de sensoriamento remoto e dados de campo no estudo do índice de área foliar de pastagens de Brachiaria em diferentes níveis de degradação na região de Guararapes, SP.
Thesagro: Área Foliar
Pastagem
Sensoriamento Remoto.
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
28713122.pdf272,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace