Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/876775
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 11-Fev-2011
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: CAVALCANTE, A. C. R.
CUTRIM JÚNIOR, J. A. A.
SANTOS, P. M.
CÂNDIDO, M. J. D.
Informaçães Adicionais: ANA CLARA RODRIGUES CAVALCANTE, CNPC; JOSÉ ANTONIO A. CUTRIM JÚNIOR, DOUTORADO INTEGRADO/UFC/UFRPE/UFPB; PATRICIA MENEZES SANTOS, CPPSE; MAGNO JOSÉ DUARTE CÂNDIDO, DOUTORADO INTEGRADO/UFC/UFRPE/UFPB.
Título: Eficiência de conversão do nitrogênio em produção de forragem e leite de cabra em pasto de capim-tanzânia (Panicum maximum cv. Tanzânia) no Nordeste Brasileiro.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 6.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 7.; FÓRUM DE COORDENADORES DE PÓS GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL DO NORDESTE, 1.; FÓRUM DE AGROECOLOGIA RO RIO GRANDE DO NORTE, 1., 2010, Mossoró. Anais... Mossoró: Sociedade Nordestina de Producao Animal; UFERSA, 2010. 1 CD-ROM.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Sustentabilidade
Esterco.
Capim Tânzânia.
Conteúdo: O uso de pastagens cultivadas manejadas intensivamente (irrigação e adubação) tem sido uma alternativa utilizada para distribuir melhor a oferta de forragem ao longo do ano, melhorando o desempenho dos sistemas pecuários de produção. O objetivo deste estudo foi determinar a eficiência de conversão do nitrogênio em produção de forragem e leite de cabra em pasto de capim-tanzânia, submetido a diferentes manejos. Os manejos testados foram combinações entre níveis de adubação nitrogenada e alturas resíduais pós-pastejo (Altr): intensivo (600kg N/ha ano-1 e 33cm de Altr); moderado (600kg N/ha ano-1 e 47cm de Altr); leve (0 kg N/ha ano-1 e 47 cm de Altr) e convencional (0 kg N/ha ano- 1 e 33cm de Altr). As maiores eficiências de conversão foram obtidas no manejo moderado onde um kg de nitrogênio produziu até 120kg de forragem seca total. Até 100kg de nitrogênio oriundo das fezes foram adicionados ao pasto nos manejos sem adubação. O nitrogênio oriundo da matéria Orgânica do esterco pode ser utilizado como alternativa para substituir parte do nitrogênio de fontes minerais derivadas do petróleo tornando os sistemas de produção em pastagem cultivada mais sustentáveis.
Thesagro: Forragem
Nitrogênio
Panicum maximum
Uréia.
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AACEficienciadeconversaodonitrogenioemproducaodeforragemeleitedecabraempastode.pdf126,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace