Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/878269
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 22-Fev-2011
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: STUCHI, E. S.
GIRARDI, E. A.
Informaçães Adicionais: EDUARDO SANCHES STUCHI, CNPMF; EDUARDO AUGUSTO GIRARDI, CNPMF.
Título: Proposições horticulturais à citricultura para a mitigação de efeitos do huanglongbing (HLB ou greening).
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO SOBRE INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE CIENTÍFICA NA EMBRAPA, 2., 2010, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2010.
Idioma: pt_BR
Notas: Disponível em:<https://intranet.embrapa.br/acl_users/credentials_cookie_auth/require_login?came_from=https%3A//intranet.embrapa.br> Acesso em: 21 fev. 2011.
Palavras-chave: Citricultura
Doença de planta
Conteúdo: A citricultura é uma das principais atividades do agronegócio brasileiro, está presente em todas as regiões do país em diferentes ambientes de produção e é explorada por todos os tipos de produtores, muitos de base familiar. A presença da doença greening, constatada no Brasil em 2004, vem provocado perdas expressivas em importantes regiões produtoras e coloca em cheque a sustentabilidade da cadeia citrícola. Estratégias de controle atual se baseiam no uso de mudas sadias, inspeção e erradicação sistemática de plantas sintomáticas e controle químico do inseto vetor. Pesquisas vêm sendo conduzidas pela Embrapa e outras instituições brasileiras com o objetivo de alcançar a resistência ao HLB por melhoramento genético via biotecnologia. Mas, as limitações inerentes a essas ações determinam que proposições adicionais sejam consideradas para a mitigação de efeitos do HLB. Práticas horticulturais com possibilidade de emprego imediato na citricultura são apresentadas de forma a contribuir com o enfrentamento a essa doença. As proposições a seguir são discutidas: seleção de materiais tolerantes de ocorrência natural, mudança geográfica da produção, conceitos não usuais de mudas protegidas, plantas repelentes e atrativas, sistemas de produção de baixo ingresso, uso de elicitores de resistência, cultivo protegido, consorciação e mega-adensamento. A adoção das diferentes estratégias em combinação pode permitir a sustentabilidade da atividade até que sejam obtidas cultivares resistentes.
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
stuchiproposicoesID27463.pdf93,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace