Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/878613
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amapá - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: OLIVEIRA, A. T. de
LEMOS, J. R. G.
SANTOS, M. Q. de C.
PEREIRA, C. do N.
DIAS, M. T.
MARCON, J. L.
Additional Information: Adriano Teixeira de Oliveira, Pós-Graduação em Diversidade Biológica da Universidade Federal do Amazonas; MARCOS TAVARES DIAS, CPAF-AP.
Title: Parâmetros sanguíneos da arraia de água doce Potamotrygon orbignyi Castelnau, 1855 (Potamotrygonidae) da Bacia do Rio Negro, Amazonas, Brasil.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 62., 2010, Natal. Ciências do mar: herança para o futuro: anais/resumos. [s.l.]: SBPC, 2010.
Language: pt_BR
Keywords: Bioquímica plasmática
Hematalogia.
Description: A região Amazônica apresenta a maior diversidade de espécies de potamotrigonídeos, algumas com distribuição ampla como as arraias Paratrygon aiereba, Potamotrygon motoro e Potamotrygon orbignyi, sendo essa última encontrada nas bacias dos rios Amazonas, Orinoco e nos rios das Guianas e do Suriname. No Amazonas, as arraias de água doce são exploradas há mais de duas décadas pela pesca ornamental e, atualmente, cerca de 10.000 espécimes/ano são exportados. Deste total, 10% pertencem à espécie P. orbignyi, mesmo com participação aparentemente baixa, esta espécie é a mais valorizada entre todos os peixes ornamentais comercializados junto ao mercado internacional. A grande valorização de P. orbignyi se deve ao alto policromatismo, além da dificuldade de captura, uma vez que essa arraia vive associada às praias, margens de ilhas e igarapés de fundo arenoso e sem folhas. Embora a hematologia de peixes seja uma ferramenta biológica valiosa, o progresso no estabelecimento de parâmetros hematológicos das diversas espécies de peixes é lento e na literatura os dados são isolados e frequentemente incompletos, principalmente, no que se refere às arraias de água doce. Desta forma, este trabalho teve por objetivo descrever os parâmetros bioquímicos e hematológicos da arraia P. orbignyi.
Thesagro: Peixe marinho.
Data Created: 2011-02-23
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-AP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AP2010SanguineosDaArraiaDeAguaDoce.pdf68,39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace