Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/879693
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: TOSTO, S. G.
PEREIRA, L. C.
VALLADARES, G. S.
PAIVA SOBRINHO, R.
MARQUES, J. F.
MANGABEIRA, J. A. de C.
CAIXETA, D. A.
Additional Information: SERGIO GOMES TOSTO, CNPM; LAURO CHARLET PEREIRA, CNPMA; Gustavo Souza Valladares, Universidade Federal do Ceará; Ranulfo Paiva Sobrinho, UNICAMP; João Fernando Marques, UNICAMP; JOAO ALFREDO DE CARVALHO MANGABEIRA, CNPM; Daniel Andrade Caixeta, Universidad.
Title: Valoração ambiental do escoamento superficial da água no município de Araras, SP.
Publisher: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 18., 2010, Teresina. Novos caminhos para a agricultura conservacionista no Brasil. Teresina: Embrapa Meio Norte: UFPI, 2010. 1 CD-ROM. Poster 543.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Keywords: Perda de água
Economia ambiental
Sustentabilidade.
Description: O conhecimento do volume e da distribuição do escoamento superficial é fundamental para auxiliar na tomada de decisão. O objetivo deste trabalho é estimar o volume de água escoado no município de Araras, por tipo de cobertura do solo e valorar este serviço ecossistêmico pelo método de reposição preconizado pela Economia Ambiental. Foi utilizado o método da curva CN adaptado por (LOMBARDI NETO et al., 1989). Os resultados mostraram um maior escoamento de água na cana-de-açúcar queimada do que na cana-de-açúcar mecanizada (cana crua). Verificou-se também um escoamento alto para as culturas anuais e pastagens. Valores menores foram verificados nas culturas de café e de citrus. O valor econômico da água escoada depende muito do preço adotado e da finalidade do uso da água.
Data Created: 2011-03-01
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
543.pdf148,28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace