Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/879800
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Monitoramento por Satélite - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 2-Mar-2011
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: RONQUIM, C. C.
Informaçães Adicionais: CARLOS CESAR RONQUIM, CNPM.
Título: Impactos da mudanças de uso e cobertura do solo nas áreas de expansão de cana de açúcar na região central do Estado de São Paulo.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO SOBRE INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE CIENTÍFICA NA EMBRAPA, 2., 2010, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2010.
Páginas: 1 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Uso e cobertura do solo
Geoprocessamento
Cana-de-açúcar
Carbono
Conteúdo: A recente preocupação com as mudanças climáticas e o aquecimento global têm gerado uma expectativa do aumento do uso de biocombustíveis e, consequentemente, do aumento da área ocupada com cana-de-açúcar no Estado de São Paulo. Plantios em áreas de florestas nativas ou secundárias liberam elevadas quantidades de CO2 após sua remoção. Entretanto, a expansão das áreas de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo ocorrem em áreas que já foram desflorestadas e atualmente estão ocupadas principalmente por pastagens, grãos ou pela citricultura. A Embrapa, por meio da execução do Projeto Agrogases e do projeto ?Simulação de Cenários Agrícolas Futuros a Partir de Projeções de Mudanças Climáticas Regionalizadas?, há algum tempo vem buscando dar respostas às indagações sobre como a agropecuária brasileira pode ser afetada ou contribuir para o agravamento dos cenários futuros ligados às Mudanças Climáticas Globais. Uma boa oportunidade de complementação desses esforços é oferecido por esse projeto que é relevante por realizar abordagens territoriais baseadas em sensoriamento remoto e em técnicas de geoprocessamento associando a dinâmica do uso e cobertura das terras ao carbono aprisionado pela fitomassa e pelo solo, as alterações na evapotranspiração, alterações na biodiversidade e impactos sócio econômicos em áreas de cana-de-açúcar que deslocaram áreas de pastagens ou da citricultura. Os aspectos criativos e inovadores dessa proposta está na geração de indicadores ambientais e subsídios mais efetivos para posicionar o país nas negociações das commodities agropecuárias frente a outros países, além gerar impactos positivos de valoração ambiental dos sistemas de produção.
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
13CarlosCesarRonquimImpactosdamudanca.pdf66,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace