Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/879860
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: JUNGHANS, T. G.
ANDRADE, S. R. M. de
SIMÕES, K. da S.
CALDAS, C. dos S.
SOUZA, A. da S.
LEDO, C. da S.
Additional Information: TATIANA GOES JUNGHANS, CNPMF; SOLANGE ROCHA MONTEIRO DE ANDRADE, CPAC; Karine da Silva Simões, UFRB; Celma dos Santos Caldas, UFRB; ANTONIO DA SILVA SOUZA, CNPMF; CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO, CNPMF.
Title: Cultivo in vitro de ápices caulinares provenientes de plantas adultas de Passiflora edulis, acesso BMG 38.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Notes: pdf 1040
Keywords: Passiflora edulis Sims.
Description: A principal espécie de maracujá explorada comercialmente é a Passiflora edulis Sims, que é o maracujá amarelo ou azedo. Essa espécie é cultivada em quase todo o território nacional, destacando-se como principais produtores os Estados da Bahia, Sergipe, São Paulo, Pará e Minas Gerais que, juntos, são responsáveis pela liderança brasileira na produção mundial dessa fruta (Meletti et al., 2005). Alguns genótipos superiores têm sido utilizados para obtenção de híbridos de maracujazeiro comerciais. Contudo, é frequente a contaminação desses genótipos por viroses. O cultivo de ápices caulinares in vitro é uma técnica utilizada na eliminação de vírus e outros patógenos sistêmicos em espécies não arbóreas desde 1952. Essa metodologia consiste na excisão da cúpula meristemática apical com um ou dois primórdios foliares, sendo cultivado em meio nutritivo adequado para diferenciação e desenvolvimento dos sistemas caulinar e radicular (Junghans & Santos-Serejo, 2006). A utilização eficaz do cultivo de ápices caulinares in vitro em maracujazeiro, no entanto, ainda demanda estudos, uma vez que, alguns trabalhos têm relatado a dificuldade de regeneração de plantas de espécies do gênero Passiflora a partir de tecidos adultos (Biricolti & Chiari, 1994; Becerra et al., 2004). Desta forma, o objetivo desse trabalho foi desenvolver metodologia de regeneração de plantas in vitro a partir de ápices caulinares provenientes de maracujazeiros adultos, visando, posteriormente, a limpeza clonal de genótipos superiores.
Thesagro: Cultura In Vitro
Maracujá.
Data Created: 2011-03-02
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
id27517pdf1040.pdf57,26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace