Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/880465
Title: Estudo espaço-temporal do uso da terra em áreas de preservação permanente na Região Cafeeira de Três Pontas - MG.
Authors: SOUZA, V. C. O. de
VIEIRA, T. G. C.
VOLPATO, M. M. L.
ALVES, H. M. R.
Affiliation: VANESSA CRISTINA OLIVEIRA DE SOUZA, EPAMIG; TATIANA GROSSI CHQUILOFF VIEIRA, EPAMIG/URESM/IMA; MARGARETE MARIN LORDELO VOLPATO, EPAMIG/URESM; HELENA MARIA RAMOS ALVES, SAPC.
Date Issued: 2010
Citation: In.: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 18., 2010, Teresina. Novos caminhos para agricultura conservacionista no Brasil.
Description: O objetivo desse trabalho foi delimitar e caracterizar as APPs de uma área piloto na região cafeeira de Três Pontas, utilizando geotecnologias, com o intuito de avaliar o impacto da cafeicultura sobre o ambiente da região. O estudo foi realizado na região de Três Pontas, sul de Minas Gerais. O SIG TerraView, foi utilizado para delimitar as APPs no entorno das áreas de drenagem, nascentes e represas. O uso da terra da região foi mapeado nos anos de 1987 e 2007, utilizando imagens do TM/Landsat 5 e o SIG SPRING. As APPs foram cruzadas com os mapas de uso da terra para os dois anos estudados. Os mapas resultantes foram cruzados para se obter a evolução do uso da terra nas APPs da região. Em 1987, 62,50% das APPs não estavam preservadas. Em 2007, esse total somava 57,91%. A cafeicultura ocupava 15,80% e 16,87% das APPs em 1897 e 2007, respectivamente. 1.051 ha de APPs que estavam preservadas em 1987 aparecem ilegalmente ocupados em 2007. Por outro lado, 801,63ha de APPs foram recuperados. Apesar da região de Três Pontas ser uma das maiores produtoras mundiais de café, uma pequena porção das APPs foi utilizada para a cafeicultura.
Thesagro: Uso da Terra.
Keywords: Geotecnolgia
Ambiente.
Language: pt_BR
Type of Material: Anais e Proceedings de eventos
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estudoespacotemporaldouso.pdf2,09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace