Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/880888
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MUNIZ, M. M. M.
SANTOS, T. N. M. dos
MELO NETO, F. V. de O.
QUEIRÓZ, S. dos S.
FACO, O.
LOBO, R. N. B.
Additional Information: Maria Malane Magalhães Muniz, Graduanda Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, CE.; Tyssia Nogueira Maciel dos Santos, Graduanda Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, CE.; Francisco Vilar de Oliveira Melo Neto, Graduando UVA, Sobral, CE.; Silmara dos Santos Queiróz, Graduanda UVA, Sobral, CE.; OLIVARDO FACO, CNPC; RAIMUNDO NONATO BRAGA LOBO, CNPC.
Title: Desempenho produtivo e reprodutivo de ovinos da raça Morada Nova no semiárido do Ceará.
Publisher: In: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 6.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 7.; FÓRUM DE COORDENADORES DE PÓS GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL DO NORDESTE, 1.; FÓRUM DE AGROECOLOGIA RO RIO GRANDE DO NORTE, 1., 2010, Mossoró. Anais... Mossoró: Sociedade Nordestina de Producao Animal; UFERSA, 2010. 4 f. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Desempenho produtivo
Raça Morada Nova.
Desempenho reprodutivo
Prolificidade
Description: No presente estudo objetivou-se descrever o desempenho produtivo e reprodutivo dos rebanhos de ovinos Morada Nova pertencentes ao Núcleo de Melhoramento Genético Participativo da Raça Morada Nova, onde foram avaliadas as características de crescimento, como o peso ao nascimento e peso aos 84, 112 e 210 dias de idade, e de desempenho reprodutivo, como o intervalo de partos, dias para o parto, prolificidade, peso da matriz ao parto e peso total de crias ao nascimento e ao desmame (112 dias). As estatísticas básicas obtidas utilizando o proc univariate do SAS. Observou se intervalo de partos médios de 273,55 dias, dias para o parto com média de 171,86 dias e prolificidade média 1,38 crias por parto, constatando a boa prolificidade da raça. As médias de peso total de crias ao nascer e ao desmame (corrigido para 112 dias) foram de 3,21 kg e 14,60 kg, respectivamente. O peso médio da matriz ao parto foi de 31,02 kg. Ainda, obtiveram-se médias de 2,30 kg, 10,51 kg, 12,35 kg e 15,22 kg para o peso ao nascimento e peso aos 84, 112 e 210 dias de idade, respectivamente. Estes resultados confirmam as características de pequeno porte, fertilidade e boa adaptação da raça Morada Nova às condições de semiárido.
Thesagro: Ovino
Melhoramento genético animal
Peso ao nascer
Fertilidade
Intervalo de Parto.
Data Created: 2011-03-15
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AACDesempenhoprodutivoereprodutivodaracaMoradaNova.pdf47,33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace