Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/881949
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 22-Mar-2011
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: CASTRO, C. V. B.
MIRANDA, V. S.
BRIOSO, P. S. T.
POLTRONIERI, L. S.
REIS, I. N. R. de S.
Informaçães Adicionais: CARLA VANESSA BORGES CASTRO, UFRJ; VICENTE SAVONITTE MIRANDA, UFRA; PAULO SERGIO TORRES BRIOSO, UFRRJ; LUIZ SEBASTIÃO POLTRONIERI, CPATU; IULLA NAIF RABELO DE SOUZA REIS, UFV.
Título: Variabilidade genética de isolados de Rhizoctonia solani, de parte aérea, analisadas por meio de marcadores RAPD.
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: Revista de Ciências Agrárias, Belém, PA, n. 52, p. 179-187, jul./dez. 2009.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: RAPD
Similaridade
Conteúdo: Rhizoctonia solani é um fungo cosmopolita, com vasto número de hospedeiros, e causa importantes doenças na maioria das plantas cultivadas em todo o mundo. Diferentes técnicas têm sido utilizadas com o intuito de estudar a diversidade genética de R. solani. Dentre elas, os marcadores de DNA do tipo RAPD (Random Amplified Polymorphic DNA) constituem instrumentos para caracterizar e avaliar o germoplasma rapidamente e com eficiência. Em virtude da variabilidade existente nos sintomas produzidos por esse patógeno, o objetivo do presente trabalho é avaliar a variabilidade genética de 13 isolados de R. solani que induzem, na sua maioria, sintomas na parte aérea dos vegetais infectados, utilizando-se marcadores moleculares de DNA, do tipo RAPD. A análise molecular do DNA extraído dos isolados com o primers OPA1 e OPA2 permitiu visualizar 17 bandas polimórficas com tamanhos que variavam entre 800 a 1800 bp, gerando 100% de polimorfismo entre os 13 isolados estudados. A similaridade entre as amostras, estimada pelo coeficiente de Jaccard, foi de 21,71%, sendo gerado pelo método UPGMA um dendrograma que permitiu agrupar os isolados em 7 grupos principais. Com base nas avaliações realizadas, concluiu-se que há uma grande variabilidade molecular entre os isolados de R. solani analisados
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VariabilidadeGeneticaRAPD.pdf207,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace