Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/883020
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Uva e Vinho - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 25-Mar-2011
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: NÖRNBERG, S. D.
GRÜTZMACHER, A. D.
KOVALESKI, A.
CAMARGO, E. S.
PASINI, R. A.
Informaçães Adicionais: SANDRO DANIEL NÖRNBERG, UFPEL; ANDERSON DIONEI GRÜTZMACHER, UFPEL; ADALECIO KOVALESKI, CNPUV; ESTAFÂNIA SILVA CAMARGO, CAPES; RAFAEL ANTÔNIO PASINI, CNPQ.
Título: Toxicidade de agrotóxicos utilizados na produção integrada de maçã A Trichogramma pretiosum Riley, 1879 (Hymenoptera: Trichogrammatidae) em condições de laboratório.
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: Revista Brasileira de Agrociência, Pelotas, v. 15, n. 1-4, p. 49-56, jan./dez. 2009.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Produção integrada
Seletividade
Parasitóide de ovo
Conteúdo: O efeito residual de dez agrotóxicos utilizados na Produção Integrada de Maçã (PIM) foi avaliado em laboratório (25±1ºC, UR 70±10% e fotofase de 14 horas), através da pulverização direta dos tratamentos sobre ovos de Anagasta kuehniella (Zeller) (Lepidoptera: a emergência de adultos e o efeito sobre a capacidade de parasitismo das fêmeas emergidas em relação a testemunha (água). Para os agrotóxicos [produto comercial/dosagem (g ou mL.100 L-1; L ou Kg.ha-1)/ingrediente ativo] concluiu-se que: os herbicidas Finale® (2,0)/glufosinato de amônio, Roundup® WG (3,5)/glifosato, Roundup® (12,0)/glifosato, Glifosato Nortox® (6,0)/glifosato e Gliz® 480 CS (6,0)/glifosato) e o inseticida/acaricida Vertimec® 18 CE (100)/abamectina foram classificados como inócuos (classe 1) para todas as fases imaturas de T. pretiosum. O inseticida Imidan® 500 PM (200)/fosmete foi levemente nocivo (classe 2) somente para as fêmeas emergidas da fase de pupa. Malathion® 1000 CE (100)/malationa reduziu a emergência de adultos na fase de pupa e também a capacidade de parasitismo de fêmeas emergidas (pré-pupa e pupa). O inseticida Lorsban® 480 BR (150)/clorpirifós foi considerado levemente nocivo (classe 2) para redução de emergência em todas as fases imaturas e foi moderadamente nocivo (classe 3) para a redução de parasitismo das fêmeas emergidas das fase de ovo-larva, pré-pupa e pupa tratadas. Sevin® 480 SC (360)/carbaril reduziu a emergência em todas as fases imaturas e também apresentou efeito sobre as fêmeas emergidas, reduzindo sua capacidade de parasitismo, principalmente na fase de pré-pupa (classe 3).
Thesagro: Fruticultura
Maçã
Praga de planta
Agrotóxico
Inseticida
Herbicida
Controle biológico
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NORNBERGRevBrasAgrocienciasv15n14p492009.pdf146,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace