Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/883389
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: TRAJANO, S. R. R. da S.
CHAVES, I. de B.
ALVES, J. J. A.
Additional Information: SAMARA RACHEL R DA SILVA TRAJANO, CNPM; IÊDE DE BRITO CHAVES, nstituto Nacional do Semi-Árido.; JOSÉ AMÂNCIO ALVES, UEPB.
Title: Sensoriamento remoto e geoprocessamento aplicados ao zoneamento geoambiental: bacia hidrográfica do Açude Camará - PB.
Publisher: Mercator, v. 9, n. 20, set./dez., 2010.
Pages: p. 239-252.
Language: pt_BR
Keywords: Vulnerabilidade ambiental.
Description: A diversidade de paisagens da bacia hidrográfica da barragem Camará, principalmente no que se refere às formas de relevo, de solos e de sistemas de produção, induziu a realização deste zoneamento geoambiental. Sua importância reside nas preocupações com a conservação do meio ambiente e com o desenvolvimento sócio-econômico e a preservação dos recursos naturais na área em busca do desenvolvimento sustentável. Este trabalho teve como objetivo criar um banco de dados atualizado e, com o zoneamento geoambiental, realizar uma análise simplifi cada dos atributos fi siográfi cos, solo, clima, relevo e uso da terra, separando e descrevendo unidades da paisagem, suas potencialidades e limitações. Foram utilizadas nesta pesquisa imagem do satélite CBERS e técnicas de geoprocessamento a partir do programa SPRING, bases para os trabalhos descritivos em campo. A partir das informações de solo, relevo e uso da terra foram descritas as áreas susceptíveis a degradação ambiental.
Thesagro: Uso da Terra.
NAL Thesaurus: spring.
Data Created: 2011-03-28
ISSN: 1984-2201
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
317.pdf457,72 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace