Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/884118
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 30-Mar-2011
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: CUNHA, T. J. F.
GIONGO, V.
SA, I. B.
ALVAREZ, I. A.
OLIVEIRA NETO, M. B. de
Informaçães Adicionais: TONY JARBAS FERREIRA CUNHA, CPATSA; VANDERLISE GIONGO, CPATSA; IEDO BEZERRA SA, CPATSA; IVAN ANDRE ALVAREZ, CPATSA; MANOEL BATISTA DE OLIVEIRA NETO, CNPS.
Título: Estado atual de degradação das terras nas margens do rio São Francisco nos municípios de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: In: WORKSHOP SOBRE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS DE MATA CILIAR NO SEMIÁRIDO, 1., 2010, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2010.
Páginas: p. 60-70.
Série: (Embrapa Semiárido. Documentos, 234).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Restauração florestal
Bacia do rio São Francisco
Código florestal
Degradação do solo.
Conteúdo: O estudo dos solos e ambientes que ocorrem na paisagem nordestina tem assumido indiscutível importância nestas últimas décadas. O acentuado progresso da ciência trouxe novos e fundamentais conhecimentos que permitiram, em poucos anos, detalhar e aprofundar o estudo científico da pedologia a partir da integração de informações sobre o meio ambiente. Atualmente, o grande desafio é equacionar a atividade produtiva com a geração de renda e o desenvolvimento sustentável, compatibilizando interesses ambientais, econômicos e sociais. Para isso, o conhecimento dos recursos naturais é fundamental para qualquer etapa do planejamento e do desenvolvimento sustentável, já que proporciona informações referenciais que ajudam na exploração racional destes recursos, principalmente do solo e da água. O presente texto aborda a situação atual das terras ribeirinhas nos municípios de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, no Estado de Pernambuco, decorrente do uso agrícola e outros impactos antrópicos, visando fornecer subsídios para projetos estruturantes de recomposição da mata ciliar do Rio São Francisco nos referidos municípios. É apresentada a situação atual das terras e os principais problemas relacionados às mesmas.
Thesagro: Solo
Vegetação nativa
Caatinga
Degradação Ambiental
Mata Ciliar
Uso da Terra
Vegetação.
NAL Thesaurus: Savannas
Vegetation.
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tony2010.pdf2,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace