Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/884266
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 31-Mar-2011
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: RODRIGUES, A. E.
MARQUES, J. R. F.
ARAÚJO, C. V.
CAMARO JUNIOR, R. N. C.
DIAS, L. N. S.
Informaçães Adicionais: A. E. RODRIGUES, UFRA; JOSE RIBAMAR FELIPE MARQUES, CPATU; C. V. ARAÚJO, UFMT; R. N. C. CAMARGO JUNIOR, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ; L. N. S. DIAS, PÓS-GRADUANDO UFPA.
Título: Estimação de parâmetros genéticos para características produtivas em búfalos na Amazônia Oriental.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: Arquivo brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, Belo Horizonte, v. 62, n. 3, p. 712-717, jun. 2010.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Búfalo
Leite
Melhoramento genético
Herdabilidade
Conteúdo: Dados de 1.182 registros de produção de fêmeas bubalinas da raça Murrah e seus mestiços, parindo no período de 1967 a 2005, foram utilizados para estimação de parâmetros genéticos utilizando-se o método de máxima verossimilhança restrita. O modelo animal utilizado para estimação de componentes de variância incluiu os efeitos fixos de rebanho, ano e época de parto, ordem de parto e duração da lactação e os efeitos aleatórios do animal, e ambiente permanente e temporário. As estimativas de herdabilidade foram 0,25, 0,18, 0,08 e 0,09, para produção de leite, produção de gordura, duração da lactação e produção de leite por dia de intervalo de parto, respectivamente. As estimativas de repetibilidade foram 0,33, 0,29 e 0,10 para produção de leite, produção de gordura e duração da lactação, respectivamente. As correlações genéticas entre produções de leite e gordura, produção de leite com duração da lactação, produção de leite com produção de leite por dia de intervalo de partos, produção da gordura com duração da lactação, produção de gordura com produção de leite por dia de intervalo de partos e duração da lactação com produção de leite por dia de intervalo de partos foram 0,93; 0,76; 0,99; 0,89; 0,87 e -0,27, respectivamente. Os resultados demonstram que ganhos genéticos podem ser obtidos pela seleção das produções de leite e gordura.
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
28.pdf134,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace